domingo, 11 de novembro de 2012

Dicas para comprar livros de modo racional! (para booklovers como eu ; )



1.  Planejamento sempre! Mantenha listas de compras de livros com os livros que você precisa ter na sua estante um dia... Diminui a ansiedade. : )
a.  Divida a lista por cor (ex: cores mais escuras indicam prioridades - dica preciosa - quem me deu foi a Antonia linda e eu preciso seguir! rs)
b.  Divida por gêneros e vá enriquecendo a sua estante de forma diversificada (clássicos, literatura brasileira, latinoamericana, literatura russa, fantasia etc)
c.   Coleções: eu amo fazer coleções e adoro ir acrescentando um a cada mês, por exemplo.

2.  Nunca (jamais, em tempo algum!!) compre um livro na primeira vez que se deparar com ele na sua frente! 
= D

Exceções (Sim, sempre!): livros raros, edições esgotadas, livros autografados pelo autor, promoções loucas, absurdas ou inimagináveis...
Tente não se deixar levar pelo IMPULSO... Evite arrependimentos e desperdício:
a.  Evita problemas como comprar livros repetidos (Oi? #quem nunca?)
b.  Evita comprar livros que não tem nada a ver com você...

3.  Pesquise preços! E quando achar que está barato, pesquise mais! Porque cada real economizado ajuda a comprar mais livros ; )
a.  Sites de buscas, estante virtual (que vende muitos livros NOVOS com ótimo preço! etc.)

4.  Aproveite descontos, feiras, promoções de livrarias físicas e virtuais COM MODERAÇÃO! É muito bom comprar livros com preços menores, mas atenção porque você pode acabar com dívidas que não queria naquele momento...
a.  Feiras de livros
b.  Dia do professor! Yey!
c.  Cosac Day! 
d.  Primavera dos livros =D

5.  Compre livros usados/ semi-novos! (E, de quebra, pesquise sempre na estante virtual!)

6.  Aposte nos livros virtuais para todos aqueles livros que você não acha que serão essenciais na sua vida...

7.  Aposte em livros de bolso! São baratos, bonitos e bons! =D
a.  L&PM, Companhia das Letras, Ponto de leitura, Best Bolso e Cosac Portátil – AMO!
b.  Abril Cultural; folha, globo etc

8.  Troque, doe e movimente a sua estante SEMPRE!

9.  Diversifique sua estante: ler um só gênero, autor, tipo de livro “embrutece” a alma! Há muitos mundos 
possíveis... ; )

10.    LEIA muito – diminui a ansiedade também! =D

Beijos!


PS: A Claudinha também dá várias dicas para controlarmos nossos impulsos aqui! Confiram!


11 comentários:

  1. Consegui terminar o post que eu te falei no vlog

    http://eagoraclaudinha.blogspot.com.br/2012/11/20-2-0-sobre-novas-metas-literarias-e.html

    ResponderExcluir
  2. Linda sinta-se a vontade para utilizar meu post!
    E sim, temos que ser mais racionais (antes que sejamos falidas)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post.
    Acabei de um Saramago, emendei com um kafka e já estou ansiosa para comprar outros... Aff.
    Ansiedade atrapalha e nos faz gastar mai$.
    Estou sempre por aqui, viu?

    ResponderExcluir
  4. Claudinha,
    já deixei o link para o seu post acima. Ótimas dicas as suas também, adorei!
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  5. Leila,
    que bom que você continua aqui comigo!!! ; )
    Pois é: nossa ansiedade é terrível! rs
    Um forte abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Vou anotar essas suas dicas, são muito boas. Comprei livro a muito tempo que ainda hoje não li.

    Bom domingo

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas! Admito que, às vezes, peço licença à razão e dou uma extrapolada nas compras. Denise, eu também tenho um caderninho com minha lista de desejos, não é tão organizado, mas extremamente útil. Obrigada pelas dicas ^^

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, mas algumas são muito difíceis de seguir. Por exemplo: "Nunca (jamais, em tempo algum!!) compre um livro na primeira vez..." Eu acredito em amor à primeira vista! rs
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Mikaelly,
    obrigada!
    Isso é comum comigo, rs.
    Acho que o importante é o equilíbrio.
    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Lulu,
    o meu não é tão organizadinho ainda; estou só começando e tentando seguir minhas próprias dicas, rs.
    Obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Michelle, rs. Eu também acredito... mas tenho MUITOS amores assim, haha. Tenho que me controlar!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,