Devo confessar inicialmente que foi com um grande nó na garganta que terminei de ler Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres. Clarice, como sempre, me tocou lá naquele lugar recôndito da alma que por vezes insisto em deixar fechado para continuar vivendo; para não lidar com o fato de que ainda não sei o que quero. Claro está que sem recorrer a este lugar, eu também não existo como gostaria. Por tudo isso é que apenas hoje, quase 15 dias após terminar a leitura, venho escrever sobre o que senti ao ler este livro único.
E o que posso dizer é que em certos momentos minha vontade era conseguir verbalizar como a autora as minhas dúvidas mais profundas; em outros minha identificação com o texto e com Lóri era tal que eu queria fechar correndo o livro e me esconder de mim mesma e do mundo.
Sim, porque Uma Aprendizagem não nos apresenta apenas o drama de Lóri e sua relação com Ulisses; ele nos faz olhar para dentro de nós mesmos e fazer aquelas perguntas mais difíceis e indecifráveis: vivemos com toda nossa possibilidade, com todo nosso ser? Podemos ser felizes algum dia? O que é e como se realiza esta felicidade?
Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres, pág 53. |
Clarice não dá respostas, mas faz as perguntas e mostra inquietações como ninguém. Neste momento da minha vida, essa foi a maior virtude da leitura de Uma aprendizagem: recolocar para mim mesma algumas das minhas questões essenciais como pessoa e poder dar voz à elas dentro de mim sem medo em demasia, sem fugas ou subterfúgios. Certamente é um livro que lerei mais vezes: uma única leitura é muito pouco. Clarice nos pede e nos dá muito mais.
Se você quer se permitir esse encontro com possíveis inquietações do seu íntimo, se você ainda não conhece Clarice ou se você quer lidar com todo o amor que tem dentro de você e não se permite realizar; leia Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres! Provavelmente você não conseguirá mais deixar de se fazer as perguntas necessárias, elas se tornam urgentes para seguir respirando... mas com toda certeza cada respiração sua será diferente: mais viva, mais dura, porém mais inteira do que antes.
_________________________________________________________________________________
Não posso deixar de finalizar este breve texto sem agradecer à grande amiga Juliana Gervason; quem me indicou este livro e que sempre me inspira pelo que é e por amar tanto a literatura. Obrigada, querida irmã!
E aqui alguns vídeos da Ju sobre Clarice: Enfim, Clarice, Mais Clarice e Tag Livros e emoções: Clarice. Recomendo todos!!!! ;)
*Este post é a minha primeira resenha para o Desafio Literário 2013. Minha lista de livros para o desafio aqui. :)
Olá.
ResponderExcluirAmei sua resenha.
Também acompanho a Juliana no "Batom de Clarice".
Abraço.
Ana Virgínia
filhadejose.blogspot.com
Obrigada, Virgínia!
ExcluirAbraços!
É tão bom encontrar um altor ou livro que nos faço sentir assim, bom e angustiante ao mesmo tempo claro, rs. Já encontrei fragmentos em livros, mas ainda não tenho uma obra completa que me leve a um lugar tão reflexivo assim.
ResponderExcluirO jeito é continuar procurando e procurando...
Só de lembrar da Macabeia da pra ver que a Clarice é uma escritora ótima para esse tipo de viajem.
Abraços :)
Filipe,
Excluireu também adoro quando o livro, além de ser bom, me angustia e tira do meu lugar! rs
Clarice é ótima mesmo. Mas você vai encontrar um ou vários livros que te façam refletir assim: certeza!
Abraço!
Nossa Denise, adorei sua resenha. Você conseguiu explicar quase tudo sobre o que a gente sente lendo esse livro...mas foi só quase, porque por inteiro só lendo mesmo... :) bjs
ResponderExcluirCertamente: só lendo mesmo para sentir e viver o livro! ; )
ExcluirAbraços, Patricia!
Muito boa a sua crítica sobre Clarice, creio que vc tenha ficado muito bem influenciada a respeito! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada, Adriano! ; )
ExcluirDenise, terminei este livro há uns dez dias e posso te dizer que também fiquei sem fôlego. São tantas perguntas que Lóri se faz...o que me chamou atenção também foi a paciência de Ulisses em esperar que ela estivesse "pronta". Comecei a ler este livro por indicação da Juliana, como você. E não dá mais para parar. Quero conhecer outras obras da Clarice. Estou lendo agora A Hora da Estrela. Vou te dizer, Denise: leia se você ainda não leu! Que escritora profunda, não? Gosto muito de seus vídeos e sou apaixonada pela leitura. Abraços!
ResponderExcluirObrigada, Helena!
ExcluirA hora da estrela é fantástico também: preciso reler. ; )
Abraços,
Lindo texto denise! é ótimo quando o livro conversa conosco não?
ResponderExcluirÉ maravilhoso, Dener!
ExcluirObrigada, beijo!
foi o primeiro que li dela. imagine o impacto que esse livro teve numa menina de 19...
ResponderExcluirDepois gostei mais de Perto do coração selvagem.
Nossa, Juliana! Ainda vou ler Perto do Coração... ; )
ExcluirAbraço!
É, por mais que tentemos fugir de alguns questionamentos, Clarice nos pega pelo braço e nos leva até eles. Esse livro é realmente sensacional!
ResponderExcluirÉ mesmo, Thays! Gostei demais e certamente preciso ler mais vezes, rs.
ExcluirBeijos!
Nada com um livro tão inquietante para iniciar o DL2013, né? Adorei a resenha e o trecho escolhido, essa coisa de ser "um monte intransponível no meu próprio caminho".
ResponderExcluirbjo
Não é, Michelle? Também achei um ótimo início!
ExcluirBeijos!
De, o que eu mais amo nas suas resenhas é que, além de falar do livro você transmite as suas sensações durante a leitura.
ResponderExcluirEu amo Uma aprendizagem porque eu acho que vamos engatinhando com Lóri para aprender a viver... E esse aprendizado não termina nunca, por isso sempre que releio encontro algo novo, algo que não senti, porque ele se encaixa nos mais diferentes momentos da vida. Praticamente uma bíblia da literatura haha
Beijo enorme
Obrigada, Tati!
ExcluirEu me senti perdida, me encontrei com alguns questionamentos de Lóri, chorei, me fiz mil perguntas, sorri em alguns momentos (o banho de mar, meu deus, o banho de mar foi demais! rs).
Só mesmo Clarice... Um livro para reler por toda a vida, certamente! Adorei o bíblia da literatura, rs.
Beijos querida!
Por que Fup é conforto para a alma?
ResponderExcluirrs rs
Excluir"Conforto para a alma" era o título dado aos livros que estou lendo no momento. Já mudei para não dar falsas expectativas, rs.
Clarice tem o dom de nos deparar com os nossos vazios.
ResponderExcluirÉ simplesmente fascinante!
Bjo, Denise.
(E só pra rasgar seda, amoooo seu blog e seu vlog! Hehe)
Obrigada, Nanda! É um dom mesmo: para sempre Clarice! ;)
ExcluirDenise,
ResponderExcluireu amo esse livro. Um dos meus preferidos de Clarice. Adoro água viva e um sopro de vida. Não acredito q só hj vi seu post sobre ela kkkkk Eu acompanho mais o seu canal no youtub mesmo!
Estou meio sumido, mas presente. Não tenho comentado mais, mas tenho assistido aos vídeos, viu?
Vem cá, preciso lhe dizer uma coisa: escrevi para a Ju e para a Tati tb. É q tive a ideia de vcs, juntas ou separadas, fazerem um concurso de "escritores amadores". Os seus próprios seguidores publicando e votando no melhor conto, crôbica ou poema. Oq acha?
bjs