segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O coral da Essie, o "verão", os paraísos e o Veríssimo

Coral Reef da ESSIE

Flash fail total; ficou laranja, mas é coral, CORAL mesmo! Mas eu amei a foto e quis colocar aqui mesmo assim... ; )

Eu não sou uma pessoa do verão. Definitivamente sou outonal e invernal por natureza; muito verão me faz mal... Fico mole, sonolenta, melancólica (sim, é possível, gente! O dia lindo lá fora e eu lembrando da infância e dos verões passados, aqueles que eram bons... rs). Aliás, eu sou o tipo de pessoa que gosta de lembrar; que adora conversar sobre lembranças e que sorri no meio do nada imaginando algo bom que passou, que sonhou ou que virá... E para sonhar nada melhor que um tempo ameno e flores no jardim, certo? O verão acaba com minhas energias mentais...

Por tudo isso, passei o Coral Reef da Essie para ver se me transmitia por osmose uma energia veranil; nunca se sabe, não é? (rs). E um esmalte festivo e vibrante assim é o máximo que eu aproveito feliz do verão. Praia e sol eu estou fora! Por vários motivos...

Uma pequena anedota real da minha vida pode dar a vocês uma idéia do que eu passo na praia. Eu tinha um ano e meio e minha mãe me levou à praia com minha irmã dois anos mais velha. Diz ela que foi a primeira vez que eu fui e que Deborah (minha irmã) exalava satisfação e uma alegria contagiante (a Debinha é TOTAL verão!). Minha mãe me levava no colo quando começou a ouvir: "Ai, ai!". "O que foi filha?" E eu: "o sol está me incomodando" (A verdade é que estávamos em Honduras, terra da minha mãe, e eu falava em espanhol "me molesta el sol!"; fica mais bonito em espanhol! ;)). Ela me colocou no chão e pegou logo o chapeuzinho que tinha na bolsa: "ai, ai" continuei. "O que foi Denise?". "A areia me incomoda!". kkk
Em uma última tentativa, minha mãe me levou ao mar onde Deborah já devia estar brincando feliz da vida... "ai, ai!". "O que foi agora Denise?"; "Me incomoda a água!"... E assim sou eu até os dias atuais: uma fresca! haha

________________________________________________________________

Tirei outra foto para poder mostrar a cor original do esmalte! Agora sim! Yey!

De quebra mostro o lindo do anel "asinha" usado no meio do dedo, adoro!

Outro dia estava lendo o novo livro do Veríssimo (Em algum lugar do Paraíso) e me identifiquei na hora com a referência e a relação do escritor com o verão, o mar e o calor. Do livro como um todo não gostei muito, para ser sincera...
Mas tomo a liberdade de reproduzir trechos da crônica que eu mais gostei: "Víamos os nossos pés" - para o deleite dos amantes da temperatura amena! ; )


A edição é primorosa: a capa e o miolo estão lindos!

"Víamos os nossos Pés

O outono é a única estação civilizada. A primavera é um descontrole glandular da natureza. O inverno é o preço que a gente paga para ter o outono, e por isso está perdoado. O verão é uma indignidade. Eu deveria ser um par de garras serrilhadas escapulindo pelo chão de mares silenciosos, ou pelo menos um falso inglês como o Elliot. Clássicos ao pé do fogo, um vago cachorro e sherry seco contra o catarro. Um gentleman não deve suar, meu caro. As frutas têm suco, não um inglês. (...) Quando chega o verão começo a me imaginar em Londres, estocando meus tintos para o inverno. Mas é claro que não aguentaria duas semanas como inglês sem começar a maldizer a umidade e a sonhar com o sol.

Mas não sou uma pessoa tropical. Minha terra preferida é o outono em qualquer lugar. No outono as coisas se abrandam e absorvem a luz em vez de refleti-la. É como se a Natureza etc. etc. (O verão não é uma boa estação para a literatura descritiva. Me peça o resto da frase no outono).

Sempre digo que a praia seria um lugar ótimo se não fossem a areia, o sol e a água fria. É só uma frase. Gosto do mar. O diabo é que a gente sempre tem na cabeça um banho de mar perfeito que nunca se repete. O meu aconteceu em Torres, Rio Grande do sul, em algum ano da década de 50. (..)

Víamos os nossos pés, embora a água estivesse pelo nosso pescoço, e como eram jovens os nossos pés. Havia algas no mar? (...) Não, a água estava límpida como nunca mais esteve. Os únicos objetos estranhos no mar eram os nossos pés, e como isso faz tempo. Até que horas ficamos na água?  Alguns anoiteceram dentro d'água e estariam lá até agora se não tivessem que voltar para a cidade, se formar, fazer carreira, casar, envelhecer, essas coisas.

Como o cronista explica sua aversão ao verão depois de tais lembranças? É que eu não gostava do verão. Gostava de ser mais moço."
Luis Fernando Veríssimo, Em Algum lugar do Paraíso. Objetiva, 2011.



O meu banho de mar perfeito
Janeiro de 2005, Ilha de Roatán na praia West Bay com minha família naquele mar maravilhoso da minha outra pátria! Minha amada avó entrando na água com um sorriso de criança... Clara (minha filha) com 6 anos perdendo o medo, descobrindo e amando loucamente o mar azul transparente dessa linda Ilha do Caribe hondurenho.... Inesquecível! Fiz até trancinhas no cabelo naquele verão... E, sim, claro: víamos os nossos pés... todos eles!

Praia de West Bay, Ilha de Roatán, Honduras.
Um dos meus paraísos nessa terra...
(Fonte da imagem: Madeincentralamerica)


Beijos!


PS: E para quem é do verão: bom proveito!

PS2: Quem aí tem um banho de mar inesquecível para contar?





26 comentários:

  1. Não, eu esqueci de todos.

    Talvez um banho de lua? Parafraseando o Veríssimo, me peça para contar no outono, que eu não sou uma pessoa tropical.

    Sorte que São Paulo não sabe que está no verão. Fora a chuva castigando a cidade, o tempo está deliciosamente ameno.

    E a idéia de uma praia pavimentada, climatizada e com serviço de bordo não é exclusiva nem original do Veríssimo. São muitos que idealizam e compartilham tal praia, hahaha.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. OI De! Tb sou outono e inverno!!! qUE LINDA vc, com este texto, este esmalte, estes anéis (amei a caveira mexicana), esse amor pelas suas duas terras! Você é incrivelmente fofa!!! bj

    ResponderExcluir
  3. Cor linda, De!
    E ri muito com sua história na praia. Minha mãe conta que eu berrava na minha primeira vez, hehe.
    Hj eu até gosto, desde que esteja vazia, limpa, silenciosa, ou seja, quase nunca!
    =/
    Muito legal a crônica. Penso nisso o tempo todo. Eu acampava amarradona, ria dos perrengues. Hj a velhice precoce me faz desejar caminhas confortáveis, aparelhos de ar condicionado eficientes e banheiro limpinho.

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  4. Também detesto com força verão, praia, sol e calor. Morei a vida toda perto de praia e conta-se nos dedos as vezes que eu fui.

    Acho tãão lindo passear na orla quando tá nublado/friozinho *-*

    Denise, de onde vc é? Nasceu em Honduras também? Fiquei curiosa pelo post hehehe

    ResponderExcluir
  5. Adorei a cor !
    E sou um menina da praia hahahha
    Adoro,acredita ? Sinto a maior falta das prais da cidade maravilhosa..
    Por enquanto,só banho de rio rs...

    Bjs !

    Ale Lima

    ResponderExcluir
  6. Oi Denise,
    REcebi hj a encomenda e mto obrigada pelo bilhete carinhoso e pelo balm (produto sempre bem vindo na necessaire, obrigada!).
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Geeente, que anel lindo esse da caveirinha, euu keruuu, onde comprou?

    Beijos e parabéns pelo blog ;)
    www.estilorecife.com

    ResponderExcluir
  8. OI Dê!

    Que delícia seu texto, a gente até esquece que o post começou com um esmalte...lindo por sinal, mas viajando pelas suas lembranças ele ficou pra depois! Aliás, para quem não é do verão, o esmalte está na contra-mão, verão total!

    Bjos,

    Lu Vilela

    ResponderExcluir
  9. Ai, D, antes de comentar o post, devo dizer que me assustei com os 25 posts para ler! Está a toda, hein?

    Ah, eu gosto de todas as estações! Sou do clima subtropical, que eu vejo todas as estações passarem. Eu gosto que elas mudem, porque numa certa época eu começo a enjoar daquela estação, e aí vem outra...

    Sofro no verão por causa do calor, mas adoro a alegria do mundo quando faz sol! E no inverno eu passo frio, mas gosto... (rs)

    Beijos

    P.S.: entendo o Veríssimo: banho de mar no sul do BR é de amargar, porque a água é GELADA. Mas no Nordeste é uma delícia!

    ResponderExcluir
  10. Tb acho ela bem carinha De! infelizmente eu coprei, depois me arrependi, pelo preço. Vou dar um pulo na sua página do despeguinho..rsrs!

    ResponderExcluir
  11. Quelida o 1º paragrafo só não me identifico com o sol, eu sou movida a energia solar. Preciso dele para viver, fico depre sem o sol.

    Sou saudosista e como vc me pego às vezes rindo sozinha e até gargalhando me lembrando de algo passado...acho e defino como felicidade. Mas sou melancolica tb, lembro coisas boas mas tb coisa doías..gosto de lembra-las, faz parte da minha história...

    Agora arrasou neste esmalte e que cor maravilhosa amei a cor o esmalte e a linda sunhas
    Adoro ver unhas bem feitas

    Boa quinta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dê!!!

    Quanto tempo :)

    Comprei meu primeiro Essie! Depois venho te contar o q achei! Eu amei a cor do seu, tô mega curiosa para testar a qualidade!

    Banho de mar inesquecível? Pra mim foi na província de Tottori ken, um mar lindo, só para vc ter uma idéia do nome da praia, "Esmeralda". Já diz tudo né menina?!

    Um beijão

    ResponderExcluir
  13. Rê,
    São Paulo faz isso de se esquecer do verão só para me dar mais vontade de ir para aí??? ; )

    Como assim esqueceu seus banhos de mar perfeitos???? Vem aqui que eu te levo a um mar lindo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Karen,
    você que é fofa com esse comentário lindo!
    Viu minha caveira filha única que simpática? E você com as suas todas que eu adoro! ; )
    Beijo querida!

    ResponderExcluir
  15. Dani,
    não se arrepende não: agora já foi, usa feliz! ; )
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Aline,
    eu também gosto assim: paradisíaca e deserta! haha
    Sabe que eu nunca acampei? ; (
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  17. Fabíola,
    eu acho a orla linda só no pôr do sol... Ah, aí é maravilhoso!

    Eu nasci no Brasil, mas minha mãe é de Honduras e nós moramos lá quando eu era pequena: tenho dupla nacionalidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Alê,
    eu não tenho dúvidas que você é da praia!!!! ; )

    Quando você voltar pra cá, eu vou na praia com você, viu? Nem que seja para dividirmos uma água de coco e você me contar das suas andanças por aí!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Cynthia,
    que bom que você gostou!
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  20. Ana Carla,
    eu comprei no ebay por indicação da Flávia há um tempo atrás.
    E olha que coincidência: ela acaba de indicar novamente o vendedor!! Confere aqui:
    http://www.makeup-ink.com/2012/01/aneis-fashion-no-ebay-por-menos-de-3.html

    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Lu,
    é para me lembrar que o verão tem coisas boas! rs
    Obrigada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Dáf querida,
    já tem isso tudo??? ; 0!

    Que interessante sua relação com as estações! O problema do verão para mim é que sinto que o tempo pára... não sei explicar: é como se o "bafo" fizesse a vida toda andar mais devagar. rs

    O inverno é mais "na dele", o inverno nos sufoca...

    Ah, nem fala de banho gelado: eu tenho alergia! haha
    Fui a Maceió no ano passado e a água era deliciosa mesmo!

    beijos!

    ResponderExcluir
  23. Margareth,
    eu até gosto do sol, só não gosto quando ele ABUSA da sua existência majestosa... rs

    E que delícia é gargalhar sozinha e (re) viver nossas alegrias, não é? Sua linda!

    Ah, eu também adoro ver unhas lindas como a sua. ; )

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  24. Oi Amanda,
    ai espero muito que você goste!!! rs
    Eu adoro mesmo: sabe que ele está quase inteirinho aqui e eu pintei sábado? Isso não acontece com qualquer esmalte comigo! Amo os Essie!

    Ai, que delícia esse mar esmeralda...
    Te falei que a Osaka eu agora quero ir de qualquer jeito depois do programa do A. Bourdain? ; )

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Muito bonito essa cor. Eu gosto de pintar minhas unhas de cores diferentes cada semana. Estou pensando em fazer um blog sobre esmaltes de unhass e tendências. Se eu fizer, eu vou contar. beijos

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,