quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Projeto Literário 2012: Diálogo com "A Verdade das Mentiras"



Todo romance é uma mentira? Toda mentira ou invenção presente nos romances é completamente diferente da vida "real'?

O ponto de partida de Mario Vargas Llosa no livro A Verdade das Mentiras é justamente o questionamento de qual é a verdade dos romances (ou a mentira que os romances trazem à tona, poderíamos dizer). Em paralelo, o autor se preocupa no incômodo que muitos romances causaram  em diversas sociedades ao longo do tempo,  a ponto de serem proibidos; e com a diferença entre história e ficção e os usos que governos totalitários fizeram da literatura.

O que o romance, a ficção, revela sobre a realidade? Ou o que a ficção provoca nas pessoas que pode incomodar?

"Todo bom romance diz a verdade e todo mau mente. Porque 'dizer a verdade' para um romance significa fazer o leitor viver uma ilusão, e 'mentir' ser incapaz de conseguir esse engano, esse logro."
"(...) por mais delirante que seja, ela (a fabulação) afunda suas raízes na experiência humana, da qual se nutre e à qual alimenta."
"Porque querer ser diferente do que se é tem sido a aspiração humana por excelência. Dela resultou o melhor e o pior que a história registra. Dela também nasce a ficção"

"Quando lemos romances, não somos o que somos habitualmente, mas também os seres criados para os quais o romancista nos transporta. Esse traslado é uma metamorfose: o reduto asfixiante que é nossa vida real abre-se e saímos para ser outros, para viver vicariamente experiências que a ficção transforma como nossas. Sonho lúcido e fantasia encarnada, a ficção nos completa - a nós seres mutilados, a quem foi imposta a atroz dicotomia de ter uma única vida, e os apetites e as fantasias de desejar outras mil. Esse espaço entre a vida real e os desejos e as fantasias, que exigem que seja mais rica e mais diversa, é preenchido pelos livros de ficção".
"Somente a literatura dispõe de técnicas e de poderes para destilar esse delicado elixir da vida: a verdade escondida no coração das mentiras humanas."

Ficção x História (ou da literatura como Protesto!)

"Porque a vida real, a vida verdadeira, nunca foi nem será suficiente para satisfazer os desejos humanos. E porque sem essa insatisfação vital que a s mentiras da literatura, por sua vez, incitam e aplacam, jamais existe um progresso autêntico"
"Graças à ela (a literatura) somos mais e somos outros, sem deixar de ser nós mesmos. Nela nos dissolvemos e nos multiplicamos, vivendo diversas outras vidas além da que temos e das que poderíamos viver se permanecêssemos confinadas no verídico, sem sair do cárcere da história"
"Os homens não vivem somente da verdade; as mentiras também lhes fazem falta; as que inventam livremente, não as que lhes são impostas; as que se apresentam como o que são, não as contrabandeadas com a roupagem da história. A ficção enriquece sua existência, completa-a e, transitoriamente, compensa-os dessa trágica condição que é a nossa: a de desejar e sonhar sempre mais do que podemos alcançar".

(Todos os trechos acima em itálico são da introdução da obra A Verdade das Mentiras de Mario Vargas Llosa)
___________________________________________________________

Mario Vargas Llosa é um dos meu autores preferidos! Tenho quase todos os seus livros e já li a maioria. A Verdade das Mentiras, entretanto, ainda não li, pois é um livro que fala da literatura a partir dela mesma - os capítulos do livro são ensaios sobre grandes romances do séc. XX. O diálogo com Llosa pressupõe, portanto, a leitura dessas obras. Poderia até ser lido sozinho, acredito, mas eu guardei para ler em conjunto dos romances sobre os quais ele escreve. 




Como eu já tinha comprado aos poucos vários livros que o Llosa comenta e queria ler, decidi fazer uma programação para 2012 nesse sentido. Minha lista tem apenas o Cortázar de intruso, já que ele não figura em nenhum ensaio do escritor peruano neste livro. Mas, como tenho outra obra de Llosa que dialoga com o Cortázar, e como já queria ler, incluí mesmo assim! ; )

A minha proposta, portanto, é ir lendo os romances e, em seguida, o ensaio correspondente de Llosa (bem como outros textos analíticos que eu tenha por aqui ou que me indiquem! ; ). É algo que eu sempre quis fazer: ler um romance e dialogar com outros admiradores da obra, escritores e acadêmicos!

Quem se anima? ; )




A minha lista está bem magrinha (comparada aos 36 livros comentados por Llosa!). Não incluí todos os livros por vários motivos. Primeiro, porque continuarei lendo outros livros também por fora, (sou vidrada em suspense, fantasia e ainda tenho muitos aqui na fila! Isso fora os livros para os cursos e projetos que eu tenho que ler! rs). Além disso, dei prioridade aos livros que eu já tinha aqui em casa e alguns poucos que me interessam muito para além dos que já tenho (e que terei que fazer uma busca para adquirir já que não são livros fáceis de encontrar!).
Por último, eu tenho várias outras obras de alguns dos escritores que o Llosa comenta; então pretendo ler mais de uma obra por autor, caso role muita empolgação! E isso porque eu costumo ficar fanática quando gosto mesmo de um escritor, hehe.

Sem mais delongas, segue minha lista:


JANEIRO
O Coração das Trevas (1902) – Joseph Conrad (Já comecei e estou gostando!)
Morte em Veneza (1912) – Thomas Mann

FEVEREIRO
(Um mês meio tenso, já que volto a trabalhar e otras cositas más... Só me programei para um livro do projeto, rs)

Dublinenses (1914) – James Joyce




MARÇO
Mrs. Daloway (1925) – Virginia Woolf
O Grande Gatsby (1925) – F. Scott Fitzgerald

Um pequeno grande parênteses: 
Eu ganhei de uma pessoa que adorava literatura norte-americana e inglesa uma pequena biblioteca. Um dos autores que ela me deu quase a obra completa é o Fitzgerald - por isso tenho o Grande Gatsby em três línguas! Eu já gostava dele, mas só li seus contos e em português. Então penso que é uma oportunidade de voltar a ler e estudar inglês e aproveitar essa mini biblioteca deliciosa que eu herdei! ; )

Algumas fotos da minha mini biblioteca para os viciados em livros como eu:

Poe, D. H. Lawrence, Capote, Fitzgerald e outros!

Aldous Huxley, Faulkner e também Charlotte Bronté!

Peço desculpas pela qualidade das fotos! Muito mal iluminado esse quarto aqui em casa ; (
E essa alma caridosa e amante de literatura também me deu alguns livros de especialistas: Tenho ou não tenho o dever de aproveitar tudo isso????

E aqui o que tenho do Fitzgerald em português, além do Gatsby!

Continuando com a lista! ; )

ABRIL
O lobo da estepe (1927) – Herman Hesse
Santuário (1931) – W. Faulkner

MAIO
Admirável Mundo Novo (1932) – Aldous Huxley
A Condição Humana (1933) – André Malraux

Os livros que eu já tenho do projeto todos juntos!

JUNHO
O Poder e a Glória (1940) – G. Greene
Fim de Caso (1951) – G. Greene

JULHO
O Estrangeiro (1942) – A. Camus
A Revolução dos Bichos (1945) – George Orwell (Esse vai ser releitura!)

AGOSTO
O Velho e o Mar (1952) – Ernest Hemingway
Paris é uma Festa (1964)– Ernest Hemingway

SETEMBRO
Lolita (1955) - V. Nabokov
House of Sleeping Beauties (1961) – Yasunari Kawabata

OUTUBRO
The Golden Notebook (1962) – Doris Lessing
(Da Doris Lessing tenho Instruções para uma viagem ao Inferno e quero aproveitar para ler também).

NOVEMBRO E DEZEMBRO (OVERDOSE DE CORTÁZAR, rs)
Armas Secretas (1959) - Cortázar
Todos os Fogos o Fogo (?) - Cortázar
Jogo da Amarelinha (1963) - Cortázar


E é isso! Estou bem feliz com meu projeto literário para 2012! ; )
Vou tentar postar sobre o andamento aqui, mas escrevo mais sobre as leituras no Skoob (aqui). Quem aí usa o skoob? (Fora a Fabíola que eu já sei que tem e aliás explica aqui tudo sobre o skoob)

Alguém já fez planos de leitura para o ano também? Me contem!


Beijos!

24 comentários:

  1. Nunca li nada do Vargas Llosa, acredita? :p
    Bela lista a sua. Desses eu já li e aprovei alguns: Admirável Mundo Novo, A Revolução dos Bichos, O velho e o mar e Lolita (sendo o último o que eu menos gostei).

    Não costumo programar leituras pq eu leio de acordo com meu estado de espírito hehehe mas tenho tantos livros "na fila" que já tenho uma ideia dos próximos que lerei. Vou contando no blog e no you tube conforme for lendo. :)

    Agora, tenho que falar, que coleçãozinha invejável vc ganhou! Nunca li nada do Fitzgerald mas tenho bastante vontade de ler O Grande Gatsby, do qual já ouvi falar super bem!

    Ah, obrigada pelo link! :D

    ResponderExcluir
  2. Já te contei que o Mario Vargas Llosa é um dos meus favoritos, né? Adoooooro!

    Já li alguns livros dessa lista que você programou. Vários são tão legais, e falar deles é chover no molhado (tipo O Grande Gatsby, que eu já li umas três vezes rs). Mas tem um que me surpreendeu, da sua lista, e foi "Fim de Caso". Eu não esperava muito, mas adorei esse romance.

    E... Eu vi! Eu vi um Ray Bradbury aí! Eu viiii! hahahahaha

    Ah, antes que eu me esqueça: tem um livro do Amon Oz chamado "E a História Começa". Ele fala de vários livros, analisando como o autor começa as histórias e as maneiras como ele configura todo o futuro do livro nos primeiros parágrafos ou nas primeiras páginas. É bem interessante, talvez te interesse essa leitura.

    beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu tenho alguns ebooks, se te interessar me manda um email que eu te mando.

    bj

    ResponderExcluir
  4. Que idéia genial. Adorei querido.Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Em 2011 tb fiquei mto restrita a "leitura de trabalho". Quero fazer diferente em 2012.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita minha quelida, lindo sol aqui e agora tem praia, mas estou indo...:(
    Bom final de semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  7. Fabíola,
    então vamos poder trocar impressões sobre os livros! Yey!
    Eu também tenho muitos na fila, inclusive aquele do sábio que vc me indicou.

    Olha, do Llosa te recomendo "Tia Júlia e o Escrevinhador" ou "Travessuras da Menina Má" para começar! ; )

    Beijos!

    PS: Essa mini biblioteca que eu ganhei é UM por cento do que a dona tem: precisa ver como fiquei louca na casa dela! Aia, ai! rs

    ResponderExcluir
  8. Rê,
    ai que legal compartilharmos o amor pelos livros do Llosa!!!!
    Vc já leu O Sonho do Celta? Eu comprei tb para ler em breve, rs.

    Eu estou super empolgada com a lista e a programação de leituras: vários destes livros eu tinha vontade de ler, mas faltava empolgação que veio justamente dessa idéia de diálogo! Quero muito ler o Greene, bom saber que você gostou e se surpreendeu!

    Ah, o Bradbury é o Morte é uma Transação Solitária: nunca li nada dele, mas esse foi um aluno que me emprestou e disse que eu TINHA que ler, rs. Outro que é leitura de férias, já que tenho que devolver! ; )

    Ah, adorei a indicação que você me deu do Amon Óz! Procurei ontem e vi que um dos livros que ele comenta é O Outono do Patriarca: já gostei e quero comprar. Obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. PS: Rê, quase não leio ebooks, mas isso pode mudar quando eu conseguir um leitor bacana. Obrigada, te escrevo!

    ResponderExcluir
  10. Magali,
    obrigada e bem-vinda!
    beijos!



    Cynthia,
    em 2011 eu li quase só suspense fora o trabalho; daí a ideia de ler clássicos esse ano!
    Ah, e li Guerra dos Tronos, kkkk!
    Amei, você já leu?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Margareth,
    aproveite os últimos dias!!! ; )
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Não li 'o sonho do celta'. hmmmmm Idéias" Estou mesmo precisando de umas indicaç~es, vou marcar na lista. Vou inclusive consultar a sua pra ler os que eu não li, de lá.

    Do MVL, acho que meu favorito é "Os Cadernos de Dom Rigoberto". E também o "Pantaleão e As Visitadoras", mas esse nem preciso falar, pq está pro MVL como "Dom Casmurro" para Machado de Assis. rs Já li duas vezes. haha

    Ray Bradbury me chamou a atenção porque não tem nada a ver com os outros. É ficção científica. rs (Eu gosto!! Muito!)

    Aah, eu também sonho com um ebook reader, mas é tão caro aqui! :(

    bj

    ResponderExcluir
  13. NÃO CREIO que Pantaleão e as Visitadoras é do Mario Vargas Llosa! =O Gente, que burra eu hahaha retiro o que disse, já li sim e gostei MUITO! Tenho vontade de ler As Travessuras da Menina Má, às vezes fico namorando lá na livraria.

    Olha, todos esses livros que eu falei são muito bons, então quando vc ler, vem trocar figurinhas comigo! ;D
    Gente, invejei total a dona dessa biblioteca, então. Eu tenho bastante livros - cerca de 300 - e já acho muito. Meu sonho é ter um cômodo só para os livros! *-*

    Ah, me intrometendo na conversa, eu tenho um Kindle e juro que mudou minha vida hahaha sério, quem gosta de ler deveria investir num desses. *-* Sei que virei a louca dos ebooks depois disso, tanto que ano passado li 55 livros!
    Preciso até fazer post sobre. =)

    ResponderExcluir
  14. Rê,
    Pantaleão é um dos meus preferidos tb! E um dos primeiros que eu li! Tb gostei muito do Conversa na catedral e, especialmente, do Tia Júlia!
    Ah, mas Cadernos de Rigoberto é uma falha no meu currículo! haha. Só li Elogio da madrasta. Preciso adquirir Rigoberto...
    Também não li A Casa Verde ainda, que dizem ser um outro dos melhores do Llosa!

    Ah, entra no projeto comigo!!!!! Se você quiser adicionamos alguns! ; )

    Humm, o meu aluno teceu muitos elogios ao Bradbury e também me deu um livro da Patrícia Highsmith (As duas faces de janeiro). Você conhece?
    Eu gosto de ficção c., apesar de ter lido muito poucos na vida.

    Aqui está caro mesmo! Minha mãe vai aos EUA e estou pensando em adquirir o kindle... Na verdade, não sei se me adaptaria, mas desejo, kkk.

    Beijos!

    PS: Ontem vi "Meia-noite em Paris", vc já viu? AMEI!

    ResponderExcluir
  15. Fabíola,
    então você tem que ler outros dele! rs. Travessuras da Menina Má eu lembro que li em um final de semana, fiquei louca com ela!! Vale a pena! ; )

    Ah, e a senhora dessa biblioteca que eu te falei era esposa de Embaixador, viveu e estudou línguas e literatura no mundo todo e a casa dela atual é TODA ela uma biblioteca maravilhosa! (haha, olha eu dando mais motivos para a gente invejar! rs).

    Tô querendo muito um kindle, vamos ver se consigo. E pode deixar que vou trocar impressões sim: pretendo postar impressões de leitura aqui e resenhas lá no skoob.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Fabíola, onde você comprou seu Kindle?

    De, to com Conversa na Catedral aqui pra ler. Do sebo. Tem um sebo na esquina da minha casa. Chato, né? hahah (Eu não tenho livros. Depois que leio, eu dou pra alguém, não guardo.) A Casa Verde também não li, vou remediar isso logo.

    Os Cadernos de Dom Rigoberto é bem diferente do 'elogio'. É uma sequencia, mas é independente, e é muito diferente no estilo. Na minha opinião, muito , muito melhor!

    Bradbury eu li pouquíssimo, acho que só uns contos, mas fiquei impressionada como o que ele escreveu várias décadas atrás parece um preview do que existe hoje. Sério, impressiona. Patrícia Highsmith eu tenho preconceito. Confesso! hahah Sei lá, sempre achei que ela era o Stephen King dos romances policiais. rs Preconceito mesmo, eu nunca li.

    Eu li bastante ficção científica, e gosto. Existem tesouros nessa categoria, sim, eu acho. Se quiser, me dá um toque que eu te indico alguns que eu gosto. O marido da Milena conhece muito mais que eu sobre o gênero, também sempre peço dicas pra ele. :)

    Eu acho que não vi Meia Noite em Paris, mas vou baixar hoje mesmo! Obrigada pela dica. :)


    Ah, se vc tem como pedir, se eu fosse você, compraria, claro! (aliás, se vc não se adaptar, desapega, eu fico com ele se vc não gostar.)

    beijs

    ResponderExcluir
  17. Rê,
    ah, eu AMO ter os livros!! kkk.
    Li muito de sebo minha vida de estudante TODA!
    Mas acho que herdei da minha mãe a relação com o livro físico e com a biblioteca, sabe? Lá em casa era um ritual: ela limpava as estantes, mudava de lugar, pensava na organização dos livros... brigava com a gente quando algum sumia, haha!
    E meu avô também tinha uma biblioteca e contava sempre quando achava um livro raro... Enfim, eu amo minha mini biblioteca, rs.
    Durante muito tempo só comprava livros acadêmicos e poucos de literatura: a maior parte dos que eu li não tenho, mas estou aos poucos montando a minha! (e penso na minha filha e nos demais possíveis que virão e vão aproveitar também!)

    Lógico que eu quero indicações! Até porque adoro ter com quem compartilhar impressões de leitura: me manda por email! Eu li muito pouco de FC, vou tentar lembrar dos que li e te falo depois.

    Haha, ri muito com seu preconceito com a Patrícia; com a Tess Gerritsen eu tinha também, mas me tornei meio viciada na série dela que começa com o Cirurgião! rs

    Acho que vc vai gostar do filme! Há um tempinho que eu não me apaixonava pelos filmes do W. Allen; os últimos que eu gostei bastante foram "Match Point" e "Vicky Cristina Barcelona" delícia!).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. PS: Vou colocar o Dom Rigoberto na minha lista de futuras compras certamente!!

    Ah, e ri muito com o Kindle e o desapego (rs); acho que vou encomendar com a minha mãe em março sim, lá fora vale a pena!

    ResponderExcluir
  19. Procurarei HOJE esse livro. O triste é eu comprar mais sendo que tem muuuitos na minha fila de não-lidos haha mas tudo bem.

    Tenho que falar mais de livros no blog, me acostumei a escrever sobre literatura toda semana em outro blog e acabo esquecendo de abordar o assunto no Cocota Nerd. :/

    Renata, comprei na Amazon, mesmo. O meu é o modelo mais simples, de $129. Não tem 3g mas pega wi-fi, e me atende muito bem. Contanto com imposto e frete ficou uns R$400 e chegou MUUITO rápido, coisa de uma semana. Tem gente que não se adapta, porque gosta de papel. Eu não me importo de ler no Kindle porque a leitura é bem confortável. Aí quando o livro é muito bom eu compro a versão impressa para ter na estante. :)

    ResponderExcluir
  20. Então, vou fazer resenha dele nesta quinta! mais já adianto que ele é bom!
    Gosto muito de ler um bom livro, sempre tem uns 2 no meu criado mudo, maisNunca li nada desse autor, ultimamente tenho lido a saga de Harry Potter, ta eu sei que é bem infantil, mais eu fiquei apaixonada pela história e tal, acabei comprando todos os livros de uma vez só....(louca) mas eles estavam na promoção.....20,00 cada (depois que a febre passou eles ficarm baratinhos). bjo

    ResponderExcluir
  21. D, alguns dos livros eu li (caso do Mrs. Dallloway, do Lobo da Estepe e do Estrangeiro), e tenho curiosidade para ler outros que citou... Mas ultimamente ando querendo aproveitar a biblioteca lá de casa, que tem livros que eu comprei e não li, livros que são do Daniel e que eu gostaria de ler... enfim, tem livro pra caramba! Espero continuar o meu entusiasmo com a leitura este ano...

    Beijos!

    P.S.: Terminei Pequena Abelha! :)

    ResponderExcluir
  22. Dani,
    eu li o último Harry Potter e gostei! ; )
    Vi sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Dáf,
    faz isso sim: eu também tenho uma biblioteca bem boa aqui para aproveitar, por isso mesmo que me embrenhei nesse projeto! rs
    Ah, e aí, gostou da Pequena GRANDE abelha? ; )
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,