domingo, 5 de agosto de 2012

Planejamento de leituras: Agosto Dilacerado!

Planejar leituras é algo que eu fazia no mestrado e dava super certo; mas que nunca consegui fazer muito com outros livros - literatura. (Vide o projeto "A Verdade das Mentiras" que foi postergado para um momento futuro da minha vida, rs)

O fato é que muitas vezes além de escolhermos os livros, eles também nos escolhem. E não só os livros, mas também os escritores! Chegam à nós de formas inusitadas e ocupam a nossa alma de tal maneira que outros (amantes antigos) ficam de escanteio...

Posso descrever dessa forma o meu encontro com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A primeira vez que a vi foi  neste vídeo indicado pela Luara. Depois de ouvi-la e fazer ressoar dentro de mim algo que eu acredito plenamente (que o reducionismo de rotular o mundo e fechar a mente é um retrocesso enorme para a humanidade e que nada pode ser visto e julgado a priori de um único ponto de vista) eu tinha que conhecer a sua escrita!

Foi assim que iniciei agosto lendo "Meio Sol Amarelo"; um livro muito, muito bom! Terminei ontem e devo dizer que meu coração tremia nas últimas páginas.... (mas aqui não é o momento de falar sobre este livro específico - resenha em vídeo logo mais! : ).

Eis que resolvi fazer de agosto o mês em que lerei mais obras da Chimamanda junto com outros autores que acredito terem temáticas e inspirações próximas. Com isso, o tema do mês se tornou a construção de identidade e a sobrevivência em meio a contextos de guerra civil, processos de independência, violência extrema e conflitos...

Por isso incluí o lindo do Mia Couto (me matem, ainda não li nada dele...) e os quadrinhos que eu tenho do Joe Sacco. E o "tema" do mês se tornou dilaceramento (ou dilaceração); e a correspondente reconstrução do homem após processos de forte dor moral e de aflição.

Vamos aos livros?

1. Chimamanda Ngozi Adichie



Dela falta conseguir um terceiro livro de contos que quero muito ler The Thing Around Your Neck. (A mulher tem um dom para títulos, hein? ; )

Mas não sei se chegará a tempo de ler ainda em agosto.

2. Mia Couto


Já comecei a ler Terra Sonâmbula e, ato contínuo, me perguntei um milhão de vezes por que RAIOS ainda não tinha lido nada do Mia... Enfim, os dois livros escolhidos do escritor moçambicano são os que eu tenho aqui em casa, por enquanto.

3. Joe Sacco



Eu leio pouco quadrinhos; sou mais acostumada a tirinhas do que a livros no formato. Entonces... já estava mais do que na hora de enveredar por um novo mundo literário, não é? Até porque desvendar novos caminhos é o que me instiga na literatura e na arte! ; )

A obra do Joe Sacco me tocou pela temática e pela inovação: jornalismo em quadrinhos. O Palestina comprei a edição especial e é fantástica a explicação do autor do seu trabalho de pesquisa, do processo criativo e como ele usou imagens reais (fotos) para inspirar o traço.

Bom, pessoas queridas, estas serão algumas das leituras do mês corrente. Espero perseverar mais nesta tentativa de planejamento de leituras dessa vez, rs! Acredito que vai ser ótimo comparar os textos do Mia e da Chimamande falando da experiência de vida em países que viveram processos diversos, mas semelhantes em alguns aspectos. Por outro lado, a experiência humana de sobrevivência e construção de uma identidade em meio à guerra, à conflitos ou em uma situação particular de violência privada une todas estas leituras (acredito! ; ) e é um tema que me interessa por demais.


E vocês: "programam" as leituras? Querem embarcar comigo neste tema? Tem mais sugestões imperdíveis?


Abraços e ótimo domingo!


13 comentários:

  1. Oi, Mercedes! Acho muito legal planejar leituras, apesar de que no momento estou completamente à deriva, deixando as leituras me escolherem. Mas eu tenho um certo "planejamento" de tipos de leitura. Estou sempre lendo pelo menos 3 livros: um mais sério, um mais descompromissado e um de leitura demorada, daqueles que a gente vai lendo aos poucos, como os livros de poemas. E no meio disso tudo, pra respirar entre as leituras, eu leio coisas rápidas, geralmente quadrinhos ou livros infanto-juvenis. Sem falar dos livros de estudo, que vou encaixando aqui e ali, rs.
    A única dica que dou em relação aos quadrinhos, já que você não está acostumada, é: preste muita atenção nas imagens porque elas também contam a história. Dependendo da obra, falam mais que o texto.
    Achei sua seleção desse agosto dilacerado muito legal! Ansiosa pelos seus comentários sobre os livros! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que quando diz respeito ao mundo acadêmico, super funciona a programação de leituras. Já para os livros lidos a fim de lazer ou conhecimento sem "data marcada", NO MEU CASO, totalmente NÃO funciona fazer programação! rsrsrsrs Simplesmente porque eu gosto de variação. Fico meio "saturada" se eu ler algo sobre apenas um assunto ou um autor. Acho interessante vc ter escolhido uma temática pras suas leituras ou fazer como a Tati faz, desbravando um autor único num mês. Mas isso não é pra mim. Preciso de variedade na escrita, na temática, no grau de densidade das leituras e, principalmente, preciso me sentir livre para a próxima escolha. Senão pode acontecer de eu perder o prazer. Escolho livros de acordo com o meu momento. Ou, vc tem razão, eles nos escolhem... rs Bjos e boa sorte na empreitada! :-)

    ResponderExcluir
  3. Lua,
    pois é: como você eu tenho sempre que balancear minhas leituras com os textos de estudo...
    Daí que também gosto de ter leituras de "descanso da mente", rs. Leio infanto-juvenis com minha filha.
    Mas este mês vai ser de imersão em dilaceramentos. Tb estou estudando a Hannah Arendt que fala disso. Pode ser que eu inclua um romance policial ou uma leitura de fantasia que são temáticas que normalmente me ajudam a descansar, kkk.
    Preciso me inspirar em vc e ler mais poesia!!!
    Obrigada pela dica: tenho certeza que vai ser um pouco difícil me acostumar com a linguagem visual (embora eu ame Mafalda e Macanudo, rs).
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Pri,
    no meu caso também não funciona muito, kkk; mas resolvi tentar novamente e estou bem empolgada!
    ; )
    Achei bem legal o que vc falou sobre se sentir livre! Também preciso de variedade na escrita, por isso resolvi intercalar os autores. Vamos ver se agora consigo; sem perder o prazer, claro! Afinal o prazer de ler é o melhor, não vou ficar obsessiva com esse planejamento. Acho fundamental mudar se algo não está dando certo para a gente.
    Um dia também quero tentar ler só um autor (como a Tati) ou intercalar o autor com a biografia do mesmo (como a Ju tb faz): isso acho que deve ser muito legal!
    beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Denise!

    Nem me fale de planejamento. Faço parte de um blog onde recebo livros para resenhar e chegou cada porcaria que eu quero queimar tudo! (Tanto é que é meu ultimo mês nesse blog.)

    Então vou fazer essa postagem de planejamento, pretendo terminar de ler essas "coisinhas ruins" para me aprofundar na minha doce Literatura Japonesa.
    Sobre a Chimamanda, eu vi o Vídeo que a Luara postou sobre a guria, fiquei de boca aberta com a palestra dela. Também pretendo comprar os livros que sairam aqui no Brasil. (Hibisco Roxo, que título maravilhoso! A cor Azulada e Roxo no Hibisco é dita como a das mais raras e mais apreciadas entre os Criadores da Cultivar. - Nem deu pra perceber que sou fã de Jardinagem e Plantas, né? - )

    Logo faço um post te mencionando e falando desse tema por lá também!

    Sobre os Quadrinhos, como a Lua disse, fique atenta as imagens como um todo, elas normalmente dizem mais do que o próprio quadro escrito.

    Beijos.

    Jon

    ResponderExcluir
  6. Denise, planejar eu até planejo, mas seguir o planejamento, aí já são outros 500 kkkkkkkkkkk Mas tento fazer que nem a Lua e você falaram, to sempre lendo um livro mais voltado para a psicologia, que normalmente demanda mais tempo. Esses eu tenho mais ou menos uma ordem, senão me perco. Entre esses livros vem os de literatura, que eu pego meio aleatoriamente, a depender do tema. Autores que eu sei, vão me impactar mais do que o comum eu demoro mais e quando eu começo só me dedico a ele. Esse mês por exemplo, se der tempo, quero ler algumas coisas do Dostoiévski que ainda não li, e sei que é algo que vai me exigir um fim de semana inteiro. Também quero ler Ulysses até o fim do ano... Esse é um plano que fiz e pretendo seguir. Por necessidade até, a psicanálise de Lacan fala muito do Joyce e desse livro, então pra seguir os estudos, preciso ter terminado. Eu fiquei muito interessada no livro Hibisco Roxo, e é aquela coisa né, a primeira vez que você se interessa por um livro, de repente ele começa a aparecer em todos os lugares hehehe Acho que vou comprar. Você vai amar O último vôo do flamingo, é muito lindo!! Também tô planejando ler o Terra sonâmbula.
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  7. Denise!

    Prontinho, postei no meu blog o Planejamento de Leituras! :)~~ Te mencionei e tudo. rs

    Um abraço!

    Jon

    ResponderExcluir
  8. Jon,
    obrigada pelas dicas e por me citar (nem precisava)!
    Acho super legal a sua paixão pela "doce" literatura japonesa... ; ) Vc podia falar mais dela no seu blog!
    É muito chato quando temos que ler livros "obrigados"... não sei se daria certo comigo.
    Aquela palestra da Chimamanda é ótima! Também gostei muito!
    Ah, e eu sou super fã de plantas também; gosto de fazer arranjos florais. Um dia ainda faço um curso. ; )
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tati,
    eu sou igual, "seguir" meu pp planejamento é difícil! kkkk
    Tem momentos que me dá a louca e só leio um autor (por exemplo teve uns dois meses que só li a Rosa Montero direto e outra época eu só lia o Llosa, só queria escrever como o llosa, até sonhava com ele, ahahaha!). Mas ultimamente estou muito, muito randômica. Acho que essa aparente "ordem" nas leituras vai me ajudar, uma vez que quero me esforçar por ler mais. Até pensei em fazer o tal curso de Ficção científica por isso, mas desisti por circunstâncias alheias à minha vontade...
    Sabe que eu não vi quase nada sobre Hibisco Roxo? Eu vi a palestra dela e logo me interessei por Meio Sol Amarelo que fala da guerra civil e da tentativa de separação de Biafra. Eu gosto muito de livros inspirados em momentos sociais e políticos importantes. Esse eu te recomendo de olhos fechados, especialmente pela sua área. Ela faz um trabalho fantástico de mostrar os efeitos da guerra, da violência extrema e tb da degradação moral na vida das pessoas. MUITO bom!
    Nossa, ler Ulisses é meio um sonho para mim, rs.
    Já estou amando a linguagem do Mia Couto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Denise! Hm, pior que não consigo planejar muito as leituras não... consigo sim com os livros de estudo (estou fazendo uma pós graduação), mas a literatura funciona de uma maneira tão emotiva comigo...

    ResponderExcluir
  11. Oi Gisele,
    pois é: para estudar planejar é necessário.. Mas o prazer exige um pouco o inesperado! ; )
    Eu estou fazendo esta tentativa, mas tentarei não me engessar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Adorei, eu não faço planejamento de leituras, já que ler é parte do meu ofício. Para literatura saio escolhendo aleatoriamente.

    Sou uma grande fã de histórias em quadrinhos e posso lhe dizer: palestina é uma excelente história jornalística contata de uma forma primorosa. A arte é belíssima, e esta é uma das diversões das histórias em quadrinhos: os desenhos são uma excelente forma de expressão, as vezes bem mais complexos do que as palavras.

    Existem quadrinhos fantásticos! Eu que comecei fã dos americanos quando pequena (Tio Patinhas, heróis da mavel, alguma coisa da DC), hoje sou apaixonada pelas grafic novels européias.

    Você precisa ler Sandman do Neil Gaiman, juro, duvido que você vá encarar as hqs do mesmo jeito depois.



    ResponderExcluir
  13. Marcia,
    mil desculpas pela demora em responder! Odeio quando acontece isso, mas saiba que não passou despercebido seu comentário; adorei e foi mesmo falta de atenção em responder rápido.
    Acabei não entrando no livro (palestina), mas não porque estivesse desinteressada! O ponto é que me apaixonei tanto pela literatura africana que foi difícil compatibilizar tantas leituras. Acabei me voltando para a literatura latinoamericana uma vez que fui encontrando semelhanças temáticas e de forma com os africanos.
    Quero muito ler Sandman!!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,