sábado, 9 de março de 2013

Fup de Jim Dodge



O autor de Fup, Jim Dodge, é uma dessas pessoas que eu acredito que, caso tivéssemos nos conhecido, seríamos grandes amigos! (rs)

O escritor norte americano fez escolhas fora dos padrões ao longo de sua vida e a sua escrita segue a sua essência de uma forma bem interessante. Dodge trabalhou em vários ofícios antes de se decidir pela escrita. Foi professor, pastor de ovelhas, jogador profissional... Viveu quase 15 anos de forma isolada em uma comunidade alternativa e auto sustentável e dedicou-se, nesse período, também à poesia.

A busca de uma vida mais simples, e de certo modo selvagem, o seu quase anarquismo (expresso na crítica aos controles governamentais, mas também na capacidade de escolher por si mesmo uma estrutura de vida diferente dos moldes culturais), e a sua narrativa na obra Fup foram os elementos que mais me cativaram em Dodge!

 "Sou um pouco anarquista. Acho que não precisamos de muito controle governamental nas nossas vidas, quanto mais governo envolvido, menor a possibilidade de descobrir sobre si mesmo. A liberdade de fracassar é muito importante para mim" (Jim Dodge em trecho de entrevista concedida ao Jornal do Brasil, disponível na íntegra aqui; grifo meu)

Depois do período de quase isolamento do mundo social, Dodge voltou para a cidade grande e publicou três romances, diversos ensaios, roteiros, textos etc. Voltou a lecionar e até hoje dirige um projeto de estímulo à escrita criativa na Universidade de Humboldt na Califórnia; sobre o qual tenho muita curiosidade.

"Sempre digo que talento é ordinário. Muitas pessoas são abençoadas com imaginação, outras têm facilidade de escrever, mas poucas têm convicção suficiente para sentar o traseiro e passar dias escrevendo. Esse é meu único conselho: se você quer ser um escritor, escreva. Você só precisa de imaginação e disciplina. Mas nem todo mundo está disposto a fazer o sacrifício que isso exige. Quando terminei O enigma da pedra, me senti um lixo. Foram dois anos dedicados ao livro. Por isso tantos escritores são auto-destrutivos, são aprisionados no espelho" (Jim Dodge em trecho da mesma entrevista concedida ao Jornal do Brasil)

Seus romances:

Fup - publicado no Brasil pela José Olympio Editora na coleção Sabor Literário (esta é a edição que eu tenho e adoro a coleção, recomendo!).
O enigma da pedra - também publicado no Brasil pela mesma editora.
Not fade away


Fup é seu livro mais divulgado e aclamado pelos leitores. 

A história inusitada, quase uma fábula, tem como um dos personagens principais uma pata gorda com um comportamento idiossincrático: hilário e irônico na medida. Os demais personagens também são construídos de modo muito interessante e possuem formas de ver o mundo e atitudes que nos revelam as críticas e perspectivas sobre a vida social de Dodge de um jeito extremamente cativante.

Fup é um desses livros que nos faz dormir com um sorriso bobo no rosto e a certeza renovada de que há uma beleza inescrutável no ser humano! Simplesmente um belo livro!

O conhecimento científico, a cultura e as inúmeras facilidades da vida social contemporânea muitas vezes nos isolam e nos fecham para este mundo indescritível que é o outro. 
Poder olhar o outro integralmente com as suas particularidades, diferenças e beleza únicas é uma virtude que, muitas vezes, é relegada e esquecida no nosso mundo (individualista e sectário).

Jim Dodge nos relembra nessa obra da singularidade e das imensas possibilidades da nossa própria  história (baseada nas nossas escolhas, na nossa liberdade que é algo realmente maravilhoso!) e do mundo fantástico que é amar os demais, sejam estes seres racionais ou não... ; )


* Fiz um vídeo para o canal falando de Fup!
**Este post é a minha quarta resenha para o Desafio Literário 2013. Minha lista de livros para o desafio: aqui.
(Uma versão inicial deste texto apareceu no blog já extinto 365 escritores)

3 comentários:

  1. Adorei a resenha e já vou adicionar o livro porque me interessei ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu não daria nada pelo autor, bastou ver essa pequena entrevista que ele fala sobre o seu processo de escrita para me fazer um curioso por suas obras. Adorei a postagem x)

    Beijão!
    Jon.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, me interessei! Vou lá olhar o vídeo também, D!

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,