domingo, 16 de junho de 2013

As leituras do incrível mês de Maio! ;)


Um pouco tarde como sempre (atrasada é meu nome do meio) venho falar sobre as leituras do mês de maio. Um mês absolutamente incrível na minha relação com a literatura: comprei excelentes livros em várias promoções ( ) e, principalmente, descobri autores e livros muito, muito bons. E foi o mês que li Anna Karênina; um livro fantástico que se tornou um dos livros favoritos da vida.

Antes, porém, de entrar nos comentários das leituras feitas, tenho que falar do novo nome do humilde bloguito. Vocês gostaram?

Há algum tempo que eu queria modificar o título deste espaço para que ele pudesse refletir um pouco mais ao tema que acabei me dedicando e quero seguir debatendo por aqui. Cem Anos de Literatura faz uma homenagem não apenas ao Gabo, mas ao realismo mágico, à literatura latinoamericana (uma das minhas preferidas, fato) e ao caráter atemporal da literatura (porque cem anos é, na realidade, a ausência de limites; cem anos são mil vidas, muitos mundos possíveis e não um tempo realmente mensurável...).  



1. Coração Apertado de Marie Ndiaye

Já quero ler todos os outros livros da Ndiaye: que escrita essa francesa tem e que capacidade de lidar com uma temática tão profunda prendendo o leitor de um modo tão incrível (eu tive sensações físicas fortíssimas lendo esse livro, gente)!
Só não posso falar muito do livro, pois estragaria a experiência. Basta saber que é sobre um casal de professores de meia idade que vive em Bordeaux e que se vê acossado por praticamente todas as pessoas a sua volta sem saber o porquê... Leiam: vale a pena! (ainda que o final tenha me deixado um pouco... humm, não direi, mas compartilho com quem tenha lido o livro nos comentários, ok?) 



2. Daytripper de Fábio Moon e Gabriel Bá:

A única HQ do mês, mas valeu por várias. Inovadora em relação à estrutura e ao fato de ter dois desenhistas. Gostei bastante!



3. A Morte de Ivan Ilitch de Liev Tolstói

Releitura para o Entre Pontos e Vírgulas: post aqui e debate no fórum aqui.

4. A Infância de Jesus de Coetzee

Meu primeiro contato com o escritor; gostei bastante, mas também me senti um tanto estranha com relação ao enredo e à algumas características do livro... Deixo aqui uma resenha bem legal desse livro para quem se interessar: 




5. Fantasmas na biblioteca de Jacques Bonnet

Confissões de um bibliófilo; leitura deliciosa para aficcionados, rs. (No estilo dos livros do Midlin) Bonnet conta um pouco a sua própria trajetória, como organiza sua biblioteca, e tem um ensaio interessantíssimo sobre a relação pessoal do leitor com os personagens e com os escritores... ; )

6. O Escolhido foi você de Miranda July


Que livro incrível! Miranda July me ganhou na sua capacidade de transformar um momento da sua vida pessoal em literatura e em algo novo: o livro é quase um documentário! Agora quero ler mais textos dela com certeza! (E as imagens e pessoas do livro? Demais!)



7. Anna Kariênina de Liev Tolstói

Simplesmente a melhor leitura do mês, do ano! Fiz um vídeo, mas deveria ter feito um post também para o desafio literário... (ainda farei, vocês são minhas testemunhas, rs).

E essas foram as leituras do incrível mês de maio! E vocês: leram muitas coisas boas também?

Beijos!

6 comentários:

  1. Quanto livro bacana!
    O Daytripper foi o único que li dessa lista e adorei. Pretendo ler o Anna Kariênina e algo do Coetzee (ainda não li nada dele). Esse da Marie Ndiaye eu não conhecia, ms me interessei. O da Miranda July é visualmente incrível. Não sei se eu gostaria da história, mas passei bons momentos folheando o livro na loja ;)

    ResponderExcluir
  2. Denise, em maio eu li bastante e teve umas boas surpresas no mês, uns dos melhores livros foi Christine do King, tinha muito interesse pela obra dele e acho que comecei bem... Agora quero ler mais King, mais!

    As suas leituras foram ótimas, fiquei com vontade de ler todos, agora é só achar tempo e dinheiro para adquirir os títulos apresentados aqui.

    Olha, As Meninas é o livro de julho do Fórum?!
    Fiquei até com vontade de relê-lo agora...

    Beigos,
    Maura - Blog da /mauraparvatis.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Denise!
    "Coração apertado" me pegou pelo pescoço! Poderia se chamar coração humilhado, sufocado, estraçalhado... Será que poderia ser uma obra de... Kafka? ;-) Fiquei curiosa para saber o que o livro lhe causou...
    Abraços,
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Ei, Denise!
    "Coração apertado" também me pegou pelo pescoço! Poderia ser uma obra de... Kafka? ;) Fiquei curiosa para saber o que o livro lhe causou...
    Abraços,
    Juliana

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,