sexta-feira, 1 de novembro de 2013

As 20 primeiras páginas... [Lendo Lolita em Teerã]

Outro dia estava conversando com a Luara e ela saiu com essa: "Li as 20 primeiras páginas e resolvi comprar o livro...". Fiquei curiosa e perguntei se ela fazia isso sempre; eu acho que não conseguiria ler 20 páginas, gostar, parar a leitura e refazer o percurso com outro livro, rs. Por outro lado, a ideia ficou martelando na minha cabeça e hoje resolvi testar não para escolher um livro para comprar e sim para escolher a próxima leitura.

Ando com TANTOS livros interessantes aqui para ler que escolher o que ler no momento tem sido cada vez mais difícil! Além disso, gosto de ler vários livros ao mesmo tempo de gêneros diferentes... ;)

Bom, selecionei alguns dos livros que chegaram aqui e outros que sei que quero ler em breve...  intercalei um novo e um antigo (no sentido de que já tenho há algum tempo na estante). A pilha ficou enorme! kkk
No topo, deixei o Lendo Lolita em Teerã. Além de entrar na categoria "estava esquecido na estante esperando por mim", ele é edição econômica e venho também incorporando essa regra na minha vida: ler meus livros de bolso e passar para frente. 

No mais devo dizer que eu sabia que precisava de um livro que me inspirasse (é, a vida está meio cinza estes dias, rs). Abri o Lendo Lolita...



Sabe quando o livro te conquista desde a epígrafe? ;)

Parte da sinopse, para quem não conhece: "A autora iraniana Azar Nafisi nos conduz à intimidade da vida de oito mulheres que precisam encontrar-se secretamente para explorar a literatura ocidental proibida em seu país. Durante dois anos, antes de deixar o Irã, em 1997, Nafisi e mais sete jovens liam em conjunto Orgulho e preconceito, Madame Bovary, Lolita e outras obras clássicas sob censura literária. A narrativa de Nafisi remonta aos primeiros dias da revolução islâmica liderada pelo aiatolá Khomeini (1979), quando ela começou a lecionar na Universidade de Teerã, em meio a um turbilhão de protestos e manifestações."

Prossegui...


< 3

E quando o livro te chama para ser testemunha? Tem como negar?



Não precisei chegar até a página 20! Desde o início, eu já tinha certeza que queria entrar na sala junto com as alunas de Azar Nafisi, queria conhecer suas histórias de vida e suas experiências de leitura, queria testemunhar suas dores e não as largaria de jeito algum!

Agora o difícil é ver a pilha de próximas leituras e achar que consigo fazer novamente a escolha através dessa técnica... ;(
Por outro lado, é muito bom saber que tenho livros ótimos me esperando na estante, na mesa de cabeceira, na sala... em resumo: na casa inteira e no mundo lá fora também, rs... 





E vocês, costumam ler a parte inicial do livro para decidir se compram/lêem ou não? O que acham dessa ideia?

Abraços e ótimo final de semana!



15 comentários:

  1. Essa técnica é interessante, mas não sei se conseguiria parar de ler depois de 20 páginas. Quando começo a ler um livro, vou até o fim (a não ser que seja muito, muito, muito ruim; aí é adeus!). Mas vou dizer que fiquei com vontade de ler esse só pelos trechos que você selecionou. O bom é que ele já está na estante me aguardando; o ruim é que tenho uma lista a cumprir ainda este ano...
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho dificuldade de parar de ler, Michelle! rs
      Eu já abandonei a leitura de livros que gosto; mas foi por conjuntura, sabe? Pq tem momentos da vida que acaba não dando e tal; mas também gosto de pegar um livro e ir até o fim. ;)
      Que bom que você já tem o Lendo Lolita... é bem bonito, estou gostando!
      Beijos!

      Excluir
  2. Nunca fiz isso, mas me parece uma ótima técnica, principalmente na dúvida, quando estamos na livraria, sem saber se compramos ou não. Não sabia que esse livro tinha em versão de bolso, bom saber, tenho interesse! =) Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, eu vejo gente sentada lendo na livraria e acho incrível, mas eu mesma não consigo com livros de literatura... faço muito com os livros da minha área: leio um pedaço para avaliar, vejo a divisão dos capítulos etc. Mas com literatura eu leio no máximo sinopse, prefácio, orelha. rs
      Ah, é bem bom que tem essa edição de bolso sim pq a grande é cara e difícil de encontrar!
      Beijos!

      Excluir
  3. Denise, desculpe, comentei no facebook pensando que era um vídeo. Geralmente são as críticas me fazem querer ler um livro, o bom é que quando realmente vou ler já esqueci o comentário e só lembro que queria muito ler aquilo, então tudo certo ;)
    Ps - porque não canso: Espero, muito mesmo, que você goste desse livro. Pena sua edição ser de bolso, consegui comprar a da editora Girafa, lindinha, por 3 reais NOVA.

    ResponderExcluir
  4. Denise, desculpe, comentei no facebook pensando que era vídeo.
    O que geralmente me faz escolher livros sãos críticas que leio, mas quando a leitura realmente começa eu já esqueci tudo e vou descobrindo as coisas "como se fosse a primeira vez", rs.
    Espero, muito mesmo, que você goste de "Lendo Lolita", foi um livro bem importante para mim <3

    beijo grande,
    Maira

    ResponderExcluir
  5. Nossa, meus critérios para comprar um livro são os mais variados possíveis, esse ainda não conhecia! Acho difícil avaliar assim, já li vários livros fantásticos cujos inícios foram enfadonhos ou não envolventes. Por esse critério teria deixado de ler alguns excelentes livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Glaucia! Quando li seu comentário lembrei de livros que eu já li também e não gostei do começo (como Sob a redoma!). Por outro lado livros com inícios fantásticos já prenunciam uma boa leitura, não? Como Anna Karienina, Laranja mecânicaCem anos... ;)
      Beijos! Bom te ver por aqui. ;)

      Excluir
  6. Esse negócio das 20 páginas é ótimo, menina! rs

    ResponderExcluir
  7. Às vezes sinto vontade de ler tudo ao mesmo tempo, porque livro que quero ler não anda faltando mesmo rs. Mas a gente sabe que não dá. Sempre que eu comecei assim lendo só um pouquinho pra ver o que sinto do livro, não consegui largar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Rose? Fica muito difícil!
      Por outro lado é maravilhoso saber que teremos ótimas leituras pela frente! ;)
      Beijos, linda!

      Excluir
  8. Denise, eu costumo ler as as 10 primeiras páginas quando quero trazer algum livro da biblioteca, ou o que é mais comum, folhear e ler 'frases soltas', quando alguma me fisga decido levar para matar a curiosidade e entender o contexto daquela frase, rs.
    Já tive umas boas leituras fazendo isso x) Antes lia sinopses, mas já tive umas surpresas negativas quando decidi ler algo por elas, a sinopse prometia tanto...

    Boas leituras!

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinopse engana mesmo, Maura! E, muitas vezes, traz spoiler: o que acho imperdoável! Quase nem leio mais a sinopse; mas agora incorporei um pouco essa técnica de ler as primeiras páginas e gostei também! ;)
      Um abraço e boas leituras também!

      Excluir
  9. Pra quem tem e-reader (kobo, kindle) existe a possibilidade de baixar uma amostra do livro antes de comprar. Essa amostra é sempre por aí, mais ou menos as primeiras 20 páginas. Faço muito isso com e-books, mas não tenho o mesmo costume com livros físicos, não sei porquê rs Geralmente leio a sinopse e as orelhas e se gostar, começo e vou até o fim.

    Já que você gostou da Azar, leia também a meio que auto-briografia dela: O que eu não contei. Desde pequena, talvez por causa da influência do pai, ela tinha uma natureza feminista. Ela comenta no livro sobre esse clube secreto com suas alunas que foi uma forma de militância contra o governo iraniano que, dentre outras coisas, passou a obrigar as mulheres a usarem aquele véu. Ela tb passou por um casamento arranjado depois de lutar contra ele, enfim, a história dela é muito linda, admiro ela demais!

    Beijos,
    Natália.
    www.vireapagina.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,