terça-feira, 14 de abril de 2015

Desejos do dia - FRIDA!

Acho que nunca na vida eu quis tanto uma boneca!
Me digam se não é apaixonante??? < 3 


 (Foto retirada da lojinha Encantário no Elo 7: aqui)


E essa bolsa amor? Tem aqui; estou desejando essas duas lindezas loucamente! Além de uma almofada da Frida, uma caneca da Frida, quadros da Frida.... rs
Ler a biografia da Frida está me deixando muito apaixonada por sua arte. Aliás, recomendo demais essa biografia; estou na metade, mas já posso dizer que é uma das melhores bios que já li! ; )

Ah, e eu não estou ganhando nada com essa propaganda, ok? Não conheço os produtos e nem as vendedoras; só estou mesmo passando rapidinho para compartilhar desejos.... Tanta coisa linda no Elo 7 da Frida!!!! < 3

Beijos!

domingo, 12 de abril de 2015

Resultado do Sorteio: Cantiga de Findar

Demorei, mas aqui estou para anunciar o vencedor do sorteio do livro Cantiga de Findar (vídeo do sorteio aqui).

E a vencedora é...


Adriana Inácio - com a resposta: "Na minha vida, literatura é a arte de se colocar no lugar do outro, só pra descobrir, em seguida, que o outro já estava dentro de você".

Abraços a todos que participaram; foram ótimas as respostas! E agradeço especialmente às queridas Lua Limaverde e Glaucia Beretta que toparam fazer o papel de juradas nessa empreitada comigo.

sábado, 4 de abril de 2015

Novo (velho) Projeto de Leitura: Romances do século XX


Em 2012 iniciei um projeto de leitura inspirada pelo livro do Llosa "A Verdade das Mentiras". Ver aqui o post original onde comento um pouco o livro do Llosa.

O projeto foi um fracasso retumbante e li apenas 7 livros dos 18 propostos... (vergonha define.)

Porém sou brasileira e latinoamericana; ou seja, não desisto fácil não, pessoas! Resolvi retomar este projeto amor e o diálogo literário com os ensaios do escritor peruano que tanto prezo.
Desta vez me proponho a ler a totalidade dos livros comentados pelo Llosa: 35. Como já li sete, lerei os 28 restantes em um prazo não estipulado. Para começar, lerei os livros que já tenho aqui em casa até o final deste ano: são 14. (haha)

Para quem se interessou, aqui vai a lista completa do A verdade das mentiras: (perdoem pelas fotos toscas!)






Ao lado os 14 livros que pretendo ler ainda em 2015. Entre eles: alguns que quero ler há muito tempo, muitos clássicos absolutos e também escritores que tenho uma vontade enorme de conhecer: Nabokov, Hemingway, Faulkner, Lessing, Hesse, Boll. 

Enfim, o primeiro a ser lido (ainda em abril) é o livro da Blixen: Sete Narrativas Góticas. Haverá debate desta obra no Fórum Entre Pontos e Vírgulas em 25 de abril, então esse é certo para este mês. Além disso, já li A Fazenda Africana dela e me apaixonei por sua escrita; então estou muito animada para ler!

Em seguida, pretendo ler os fininhos (kkkkk): Hemingway, Hesse e Solzhenitsyn... provavelmente.
Vou atualizando aqui no blog (ou no canal) o andamento do projeto de tempos em tempos, ok?

Quem mais topa ler grandes romances do século passado e debater com base também nos ensaios do Llosa? ; )



sexta-feira, 3 de abril de 2015

Leituras de fevereiro ( O mês mais incrível da vida em termos de leituras? SIM!)

Fevereiro não foi um mês, foi um ano incrível e deixou saudades. Li 10 livros e acho que essa marca pessoal vai ser difícil de bater em um futuro próximo; mas não falo isso pela quantidade apenas e sim pela qualidade das leituras.

1. David Copperfield de Charles Dickens

David, Dickens, 1000 páginas de puro amor e admiração pela escrita, narrativa, enredo, personagens.... Um puta romance!!! O mais amado e autobiográfico do grande escritor inglês. Personagens mais incríveis, engraçados e trágicos dos últimos tempos, o começo de livro mais triste e mais arrasador que já li. Preciso falar mais? Leiam!

Teve debate lá no fórum (aqui) e foi ótimo também! Muitas pessoas lindas fizeram vídeos e estão todos recomendados lá no nosso site amado.

2. Stoner de John Williams

Já falei aqui no post anunciando a parceria com a Rádio Londres de quanto esse livro é incrível e do quanto gostei da leitura. Definitivamente estará nas melhores leituras do ano!

Pelo que eu soube, a primeira edição já esgotou, mas vem aí uma nova e melhor (com nova revisão), introdução e bookmark especial. Stoner merece!


3. Reze pelas mulheres roubadas de Jennifer Clement

Jennifer Clement entrou para minha lista de escritoras das quais quero ler TUDO! A Rocco acertou muito em lançar esse romance inspirado em pesquisa com mulheres que sofrem vários tipos de violência no México.
O livro é ótimo; fiz resenha lá no canal. : )

4. A Prostituta Respeitosa de J. P Sartre

Peça do Sartre que incluí no Desafio Livrada 2015. A trama tem como pano de fundo a questão da segregação racial no EUA, mas trata do grande tema da obra de Sartre: a má-fe e, por conseguinte, do coração de sua perspectiva existencialista. Os personagens todos acabam apresentando facetas da má-fe: ou seja, da falta de escolhas legítimas e da vida de aparências. 

5. Os Cavalinhos de Platiplanto de J J (amado) Veiga

Vai ter vídeo, pq JJ Veiga entrou para minha vida com FORÇA depois dessa leitura. Livro cinco estrelas, favorito já e muito, MUITO, incrível! < 3

6. A incrível e triste história de Cândida Erêndira - Gabo

Gabo sempre é amor, mas confesso que eu estava tão profundamente abalada pela novidade dos contos do Veiga que não saboreei tanto os contos deste livro do gabo. Três deles eu amei: O afogado mais bonito do mundo, Baclaman: o bom vendedor de milagres (muito incrível!) e o conto que dá título ao livro. Mas é um livro que pretendo reler no futuro para poder dar o devido valor.

7. A neve estava suja do Simenon

Simenon já é o cara do romance policial para mim; mas ler esse romance considerado mais profundo dele me impactou muito. No livro acompanhamos de forma muito intensa o jovem Frank Friedmaier se tornar um assassino na França ocupada pelos nazistas. A incursão pela psicologia e experiências do personagem é feita de uma forma fantástica. A escrita de Simenon é impecável!

8. Cantiga de Findar de Julián Herbert

TODO MEU AMOR POR ESSE LIVRO e pela coleção Otra Língua em vídeo lá no canal.

E viva México, cabrones!

9. Mrs Dalloway de Virginia Woolf

Livro que eu tinha medo (pavor, na verdade) de ler e que me surpreendeu demais: simplesmente AMEI, a escrita da Virginia em primeiro lugar, mas também o romance e, em especial, o personagem Peter. 

Também teve debate aqui no Fórum Entre Pontos e Vírgulas.

10. O Fotógrafo de Lefèvre, Guibert e Lemercier

Falo sobre esta Graphic Novel de que gostei muito no post anterior aqui do blog.

Acho que deu para perceber o quanto fevereiro se transmutou em um lindo ano de ótimas leituras. Realmente não lembro de ter lido tantos livros muito bons e ótimos juntos em um só mês assim!  < 3