sábado, 4 de abril de 2015

Novo (velho) Projeto de Leitura: Romances do século XX


Em 2012 iniciei um projeto de leitura inspirada pelo livro do Llosa "A Verdade das Mentiras". Ver aqui o post original onde comento um pouco o livro do Llosa.

O projeto foi um fracasso retumbante e li apenas 7 livros dos 18 propostos... (vergonha define.)

Porém sou brasileira e latinoamericana; ou seja, não desisto fácil não, pessoas! Resolvi retomar este projeto amor e o diálogo literário com os ensaios do escritor peruano que tanto prezo.
Desta vez me proponho a ler a totalidade dos livros comentados pelo Llosa: 35. Como já li sete, lerei os 28 restantes em um prazo não estipulado. Para começar, lerei os livros que já tenho aqui em casa até o final deste ano: são 14. (haha)

Para quem se interessou, aqui vai a lista completa do A verdade das mentiras: (perdoem pelas fotos toscas!)






Ao lado os 14 livros que pretendo ler ainda em 2015. Entre eles: alguns que quero ler há muito tempo, muitos clássicos absolutos e também escritores que tenho uma vontade enorme de conhecer: Nabokov, Hemingway, Faulkner, Lessing, Hesse, Boll. 

Enfim, o primeiro a ser lido (ainda em abril) é o livro da Blixen: Sete Narrativas Góticas. Haverá debate desta obra no Fórum Entre Pontos e Vírgulas em 25 de abril, então esse é certo para este mês. Além disso, já li A Fazenda Africana dela e me apaixonei por sua escrita; então estou muito animada para ler!

Em seguida, pretendo ler os fininhos (kkkkk): Hemingway, Hesse e Solzhenitsyn... provavelmente.
Vou atualizando aqui no blog (ou no canal) o andamento do projeto de tempos em tempos, ok?

Quem mais topa ler grandes romances do século passado e debater com base também nos ensaios do Llosa? ; )



5 comentários:

  1. Oi, Denise! Que legal esse projeto, adorei! Apesar de você dizer que já estava fazendo ha um tempo, eu nao tinha visto ainda...
    Estou tentando fazer algo parecido, mas com o Por que ler os clássicos, do Calvino. Apesar de ter post e tudo, e de na fúria compradora de fim de ano eu ter recheado minhas estantes com varios livros do projeto, nem dá pra dizer que comecei. Pretendo dar um gás agora, nesse feriado estava fazendo listas mentais dos proximos livros a serem lidos. Você pretende fazer as resenhas também levando em consideração os textos do Vargas Llosa? Seria interessante saber do por que ele ter escolhido essas obras... =)
    Abraços e feliz Páscoa!!!
    Olivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Olívia! Feliz Páscoa para você também!
      Na verdade esse meu projeto é antigo e foi abandonado... por isso vc não tinha visto. Fiz um post no início de 2012 e só li alguns dos livros daquela minha meta, rs.
      Mas agora vou tentar de novo, até pq todos os ensaios literários do Llosa que já li são ótimos, sabe?
      Vou tentar fazer resenha falando dos textos dele também sim.
      Aqui um exemplo de uma que já fiz assim: http://cemanosdeliteratura.blogspot.com.br/2012/02/resenha-coracao-das-trevas.html
      Beijos! E boa sorte com o seu projeto que é fantástico também!

      Excluir
  2. Amo esse tipo de livro, Dênise. Tô querendo ler um do Nabokov só sobre literatura russa. Bom, boa sorte nessa empreitada!
    Beijo grande,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maira! Também amo!
      E esse do Nabokov parece ser ótimo, hein?
      Beijo!

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,