terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

As Irmãs Makioka - Junichiro Tanizaki

As Irmãs Makioka (IM) é um belo romance de Junichiro Tanizaki. Inspirado em sua segunda esposa e em um momento da sua vida; a obra parece ser bem diferente das demais do autor*.

Publicado inicialmente em fascículos em uma revista e, depois, em três volumes entre 1944 e 1948, IM fala da relação entre tradição e modernidade no japão dos anos 30.

Censurado no Japão nesta época, apesar de quase não falar em questões políticas ou nas guerras; IM representou uma ameaça na medida em que questionava o valor da ocidentalização exagerada e, ao mesmo tempo, exaltava de forma crítica uma cultura que estava já em vias de transformação rumo a uma maior militarização.

Sasameiyuki, título original e mais bonito, lida com os dilemas da tradição de uma forma bem interessante a partir da vida de quatro irmãs e das consequências nas suas vidas da força exercida pelos símbolos, regras e pela cultura de sua sociedade.

Além disso, o livro apresenta ao leitor leigo como eu (em cultura japonesa) um interessante panorama da arte e das belezas do Japão; nomeadamente o Teatro Kabuki, com suas cancões, danças e o uso de vestimentas tradicionais e a força da mudança das estações, em especial a beleza das cerejeiras em flor.

O enredo gira em torno da "busca" de um pretendente para a terceira das irmãs Makioka: Yukiko. A história nos é apresentada a partir da segunda filha da família Makioka: Sachiko. A narrativa não é em primeira pessoa, mas o narrador enfoca principalmente a vida diária de Sachiko com suas irmãs; duas das quais, as mais novas, ainda eram solteiras, embora já de idade "avançada" para o que era considerado idade de casar na época.

Vamos tomando conhecimento da vida da família através do relacionamento entre Sachiko, já casada, e as demais irmãs: Yukiko, que é a irmã no "momento" de se casar (a terceira filha), Taeko, a irmã mais nova e um tanto rebelde e Tsukuro, a irmã mais velha. Esta última tem uma presença marginal na história. Ela é a irmã que já se casou há mais tempo e que, por ter muitos filhos, um marido que não seguiu o ramo comercial dos Makiokas e também por passar a morar longe, se separou naturalmente da convivência com as demais irmãs, apesar de guardar uma ascensão em relação as decisões familiares por ser a mais velha.

Extremamente belas e oriundas de uma família tradicional e outrora abastada, as irmãs Makioka se deparam em fins da década de 30 com as mudanças culturais e sociais a partir de suas próprias vidas e da relação com estrangeiros que moravam no Japão. A dinâmica mais forte da vida delas, naquele então, gira em torno da tentativa de casar Yukiko, que é a mais tradicional das irmãs e que deixa a cargo destas a condução da sua vida não tendo praticamente voz sobre as decisões que a envolvem e sobre o seu futuro. Por outro lado, a personagem Taeko, a irmã mais nova das Makioka, mostra a vida de uma mulher que quer deixar algumas tradições de lado e seguir suas próprias vontades e escolhas, mas que também se encontra fortemente influenciada pela cultura, pelas regras sociais e por toda a família.

A característica que mais me marcou na leitura foi a percepção da dificuldade que era, para uma mulher naquela época e sociedade, perceber e expôr seus sentimentos e realizar suas escolhas (na realidade, isso não acontecia apenas com as mulheres...). A partir do dia a dia das irmãs Makioka acompanhamos seus dramas (dos mais rasos aos mais profundos) e, por mérito do autor, quase sentimos o quanto era sufocante , perverso e mesmo inescrutável para cada uma das envolvidas as situações que estavam sendo vividas. Ninguém fica ileso: sofrem os que querem seguir a tradição, os que a sentem como um peso e os que a renegam total (o que é praticamente impossível) ou parcialmente.

Um outro aspecto que acho interessante ressaltar é a forma como Tanizaki nos introduz nas belezas do Japão; a descrição da observação das cerejeiras em flor e do êxtase vivenciado é realmente muito bela! Da mesma forma o amor das irmãs pelo teatro Kabuki contagia e me fez procurar referências e mesmo alguns pedaços de espetáculos disponíveis online.

O livro de Tanizaki foi debatido la no fórum no mês de janeiro. Foi bem interessante ver as reações diversas que vários participantes tiveram com a leitura.

Para ver os vídeos e posts produzidos e os debates sobre a obra de Tanizaki: visite o Fórum Entre Pontos e Vírgulas! ; )


*Este post é a minha segunda resenha para o Desafio Literário 2013. Minha lista de livros para o desafio aqui. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,