sábado, 19 de junho de 2010

Um pessegueiro a florir... e alegrar meu dia


Um close nas florzinhas fofas!


Esta semana ganhei um pessegueiro! Na verdade são galhos de pessegueiro... hehehe. Com ajuda da minha sogra (que está investindo na profissão de designer floral), consegui uma casinha para ele e o instalei na minha varanda.

Ele está ficando lindo, pois, a cada dia novas flores nascem e ele sorri mais um pouco para mim.  :)
Meu primeiro pessegueiro! Para florir ele precisa pegar sol, por isso está morando na varanda...


Um dos meus hobbys é fazer arranjos florais. Descobri que ter flores e plantas na minha casa alegra imensamente meu coração e meu dia a dia. No momento, estou meio sem tempo para investir como gostaria na arrumação da minha casa. Por isso, acho que ir povoando meus recantos com plantas e flores (tarefa relativamente mais fácil do que obras e decoração, rsrsrs), me alegra tanto.


Como minha sogra fez diversos cursos nestes últimos anos, aproveito para aprender com ela sempre que posso. Além disso, exploro total e encomendo minhas flores sempre que ela vai à Cadeg (mercadão de venda de flores e alimentos no atacado aqui do Rio)! Hahaha!

Esta semana, como sou APAIXONADA por rosas de todos os tons, ela me trouxe rosas em tom de pêssego (além do pessegueiro de presente!). Preciso dizer que amei?



Toda essa alegria floral me inspirou a dividir com vocês algumas dicas para cuidar melhor de flores e plantas que aprendi nessa caminhada. Espero que vocês gostem!

Ao chegar em casa com suas rosas (ou qualquer outra flor), corte o caule das mesmas em diagonal. Isso permite que elas “bebam” melhor a água. Repita o procedimento depois de alguns dias. Outra tarefa rápida que aumenta a vida útil de qualquer flor cortada é podar, ou melhor, desbastar, as folhas da parte do caule que ficará imersa na água. Isso evita mofo e o mau cheiro.

Compre um alimento específico para colocar na água das suas flores. Elas agradecem e ficam mais felizes e lindas por mais tempo.

Não é frescura! Elas também precisam de vitaminas!
(empiricamente confirmada a eficiência desse produtinho por esta que vos escreve...)


Retire a primeira fileira (desculpem a explicação tosca) de pétalas das rosas (mesmo que não estejam machucadas). Isso faz com que elas se “abram” completamente nos dias seguintes e fiquem soberbas! Ah, e aproveite as pétalas que retirou para decorar outro ambiente. Pétalas vermelhas são maravilhosas também para usar na banheira ou no banho de chuveiro mesmo. kkkk

Gosto mais de colocar as pétalas em um vidro quadrado transparente.
Mas emprestei o meu, então coloquei nesse cinzeiro que não tem nenhuma outra utilidade aqui em casa!


Por último, se algumas rosas quebrarem, não fique triste (eu ficava muito!), sempre é possível conseguir um vasinho pequeno e alegrar outro ambiente na sua casa...

Última dica: minha sogra diz que os arranjos ficam mais harmônicos quando contém flores em número Ímpar.


Bjs e ótimo final de semana!

5 comentários:

  1. Que rosas lindas!!!

    Ah moro num apto tao pequeno que mal tem lugar pra colocar plantinhas.
    Consegui colocar alguns vasinhos de violeta no para-peito da janela, protegidos por uma tela.

    Queria ter mais espaço, adoro algumas plantas.

    Beijos querida

    ResponderExcluir
  2. Dicas ótimas, Denise! Eu não sou encanada com flores, e até deixo-as morrer... vergonha...

    Minha sogra faz a nossa hortinha aqui em casa! Tem manjericão, alecrim, manjerona.... mas quem faz a manutenção é só ela, quando vem pra cá, porque eu e meu marido somos uma negação neste departamento! (rs)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fê e Dáfni,

    meu amor por arranjos florais só começou de uns dois anos pra cá.
    Antes tb. só tinha violetas e elas morriam sempre!

    Dáfni,
    sou doida para fazer uma hortinha!
    Meu marido ama manjericão e, por enquanto, só cultivamos isso! Rsrsrs

    E um viva à nossas sogras que nos dão força nisso, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! Estou esperando a ida na Cadeg que nós combinamos!!! Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Ju,
    linda, vc vai ficar loooooooooooooooooooooooooouca na Cadeg! rsrsrs
    Vamos marcar, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,