quarta-feira, 7 de março de 2012

Paixão por Cello!


Ando completamente obcecada com violoncelo! Se eu pudesse me matriculava AGORA em um curso... (O problema é que eu definitivamente não dou certo com instrumentos de cordas; quase levei meu antigo professor de violão à loucura! haha! Mas é um sonho que certamente um dia irei ao menos tentar: tocar violoncelo...;)

Amo demais todos os instrumentos nos quais o som é produzido através de cordas (cordofones): violoncelo, violino, violão, guitarra e piano (onde o som é produzido pela vibração de uma corda percurtida). 
Mas o violoncelo é aquele que balança mais forte meu coração! Sabem aquele suspiro e o sorriso bobo que damos quando gostamos demais de uma coisa: pois eu suspiro mais forte só de ver, ouvir e, de vez em quando, sentir um cello...  

Além da versatilidade, imponência e sutileza do som e do visual do violoncelo, eu acho extremamente sexy! rs

Divido com vocês hoje rapidamente algumas exibições disponíveis das minhas composições preferidas para violoncelo (e outras adaptadas):

Bach (Esse gênio!) e a sua composição mais linda para cello! Interpretada aqui pelo super fera Mischa Maisky. 


(me digam se não nos faz sentir em um livro de Jane Austen? ; )

E aqui só o prelúdio com vários violoncelos em um lugar inusitado: de ARREPIAR!
(é uma cena de um filme - ainda não vi, mas está na lista! ; )



Abaixo uma homenagem a Bethoven feita por um pessoal muito legal que produz vídeos para inspirar jovens com a música clássica. Aqui podemos observar a força e a sutileza do cello quando acompanha outros instrumentos:



Agora duas apresentações dos meninos do 2CELLOS. Eles tocam música clássica, mas também fazem várias versões de músicas de rock e outras. Gosto bastante da sensibilidade deles; mas confesso que, nos solos, prefiro o Luka Sulik (esse lindo! ; )

Viva la Vida!



With or Without You (ficou linda, linda, linda no cello!)



Plus: abaixo uma das apresentações mais badaladas deles - a versão de Smooth Criminal; não é minha preferida, mas é ótima também!



Termino com dois solos do Luka desejando que inspire vocês tanto quanto me inspira ouvir tantas melodias maravilhosas com o violoncelo... ; )

Amo Luka tocando Tchaicovsky...



Não deixem de ouvir esta última! Para sair dançando! ; )




Abraços!

3 comentários:

  1. Oi, D!
    Eu gosto de cello também. Gosto muito de Cello Concerto, do Dvorák. No Youtube tem uns trechos com a Jacqueline Du Pre, grande cellista britânica, conhece?

    beijos

    ResponderExcluir
  2. D,
    aqui tem o link para o 1 Movimento
    http://www.youtube.com/watch?v=OS3t9cYArEY

    Com o Daniel Barenboim, que foi marido dela, e um dos meus maestros favoritos. Aliás, ele tem um disco ed tango, como pianista, que você precisa ouvir!

    beijos

    Renata

    ResponderExcluir
  3. Rê,
    não me lembrava desse Cello Concerto, muito bonito!
    A Jaqueline eu ouvi falar, que linda ela, não é?
    Pena que não tem gravações ao vivo.
    Obrigada pelas indicações! Cello forever! haha
    beijos!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,