terça-feira, 10 de julho de 2012

Flores da Guerra


"Flores da Guerra", 2011

Filme dirigido por Zhang Yimou e baseado no romance The Thirteen Flowers of War, de Yan Geling. O livro, por sua vez, tem como pano de fundo o episódio real do massacre de Nanquim pelos japoneses em 1937. 

Confesso que apenas estas   informações foram suficientes para me fazer querer ver o filme. E não me arrependi!

Do diretor Zhang Yimou eu guardo ótimas lembranças de Lanternas Vermelhas; filme que amei por tudo, mas lembro especialmente da fotografia e da sutileza das imagens que me inebriaram...

Em As Flores da Guerra o talento do diretor em captar e transformar imagens dá o tom novamente. Em algumas cenas o jogo de  luz, cor e som é fantástico!

Isso sem falar da música do filme, claro! (Fiquei, aliás, com as músicas e melodias um tempão na minha cabeça, belíssimas!)


A participação de Christian Bale na produção e atuação de início me pareceu anacrônica. Gosto do ator, só estranhei e creio que foi justamente pela sua força e deslocamento inicial no filme. 

Mas a sintonia entre a atuação de Bale,  a direção, o restante do elenco e a história logo tomam corpo.

Gostei especialmente do modo como o diretor tratou as diversas perspectivas e reações para com a guerra; e para com a violência extrema, principalmente.

Adoro ver cartazes dos filmes, e vocês? ; )

Um belo filme que fala da violência, da superação e das relações humanas em vários prismas. Vale a pena!

Lindíssima!

Uma outra coisa que me chamou atenção ao ler resenhas sobre o filme é o fato do diretor ter optado trabalhar com atrizes e atores pouco conhecidos em início de carreira. Gosto de diretores que valorizam os atores e a arte de ensinar.

Essa menina também é linda!


Por fim, um pouco da bela trilha sonora:




Abraços e boa semana!



Fonte das imagens e informações: aqui ,aquiaqui e aqui.

6 comentários:

  1. Gostei muito da resenha.
    E das imagens escolhidas.
    :D

    Sobre esse filme, eu acho que é mais um exemplo de filme em que um americano salva o dia. Até no trailer tem a frase: "Isso, que fez hoje, o torna um herói." Por exemplo, por que o herói não podia ser um chinês? Por que tinha que ser um americano em Nanking?

    Na verdade, estou meio cansada de filmes americanos. No momento, estou fascinada pelo cinema tailandês e japonês.
    :DDD

    Aliás, amei o blog.
    Vou seguir.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mercedes! Estou louca pra ver esse filme, mas acho que ele não estreou na minha cidade (ou então perdi a programação), vou ver se assisto de outra forma. É o mesmo "Flores do Oriente", não é isso? Parece muito bom. Beijinho! =)

    ResponderExcluir
  3. Denleski,
    obrigada!
    Sabe, no início do filme fiquei com a impressão que seria melhor outro ator, outra nacionalidade, enfim. Mas depois achei que não foi tão assim decisivo. Não podemos negar que tem também a questão comercial, infelizmente.
    Olha, do cinema "asiático" eu gosto muito do Kurosawa, do Wong Kar Wai (especialmente Amor a Flor da pele e Felizes Juntos) e lembro de um filme lindo que se chama "A Partida", mas não lembro do diretor agora. Gosto de outros filmes do Yimou também; Lanternas Vermelhas é demais!
    Do cinema Tailandês não lembro agora nenhum diretor ou filme específico. Depois me passa algumas indicações?
    Estou sedenta de bons filmes, muito cansada do cinema americanizado tb.
    Um abraço e bem-vinda!

    PS: Depois me fala tb qual dos seus mil blogs está ativo, rs. Não consegui encontrar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lua,
    é o mesmo sim; eu que não gostei dessa tradução, rs.
    Olha, eu também não sei se estreou aqui no rio. Vi em casa mesmo (da internet! ; ).
    Acho que você vai gostar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. D,
    eu gosto muito do Zhang Yimou. Gosto de como ele dirige, de como ele consegue extrair o melhor dos atores (Christian Bale que o diga ;-). Gosto de como ele retrata e narra a beleza, das imagens que ele nos mostra. Gosto sobretudo das trilhas sonoras, ele tem o dom de escolher as melhores músicas. Lembra do Herói, com a participação linda do Itzhak Perlman? Nossa, fiquei muito e muito tempo com as notas na minha cabeça...

    Beijos!

    Renata

    ResponderExcluir
  6. Rê,
    ele tem esse dom mesmo, concordo!
    Lembro do filme O Herói (gostei mais do que o Clã das Adagas Voadoras), mas não da música. Vou ter que ver de novo para reparar na trilha!!!! ; )
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,