sábado, 29 de setembro de 2012

Leituras de setembro: reencontros, descobertas e novos planos...


O meu mês de setembro foi absolutamente fantástico em termos literários... uma delícia mesmo!

(E olha que agosto já tinha sido ótimo também! ; )

Lendo Gabo! ; )

O projeto de ler as obras de Gabriel García Márquez na ordem em que foram publicadas/ escritas está me dando um prazer enorme!
Primeiro porque até agora li quatro livros que eu ainda não tinha lido dele; histórias mais curtas e com diferentes características. O último livro que li foi o de contos ( Os funerais da Mamãe Grande) e achei simplesmente fantástico o conto que dá título à obra.
Em segundo lugar, é muito interessante ir descobrindo a escrita, o estilo e os temas do autor... Ai, ai, agora quero fazer isso com vários escritores que eu amo! ; )





Outra coisa legal foi intercalar as leituras do Gabo com outras diversas e semelhantes. Li mais literatura latinoamericana e li também outros livros que me surpreenderam.

Um dos livros mais geniais do período foi A Invenção de Morel, do escritor argentino Adolfo Bioy Casares!! Demais esse livro.

Tem vídeo no vlog sobre essa obra fantástica:





Em paralelo, retomei o meu projeto literário abandonado e li dois livros! (um recorde, visto que eu o tinha quase abandonado por completo, rs).

O fato é que me propus esta façanha literária no início do ano, mas não dei conta por todo o stress que vivi em parte deste ano e que só há um tempinho consegui superar...
Mas sempre é tempo de recomeçar, certo?
Eis porque decidi que era hora de retomar meu desejo de ler os romances clássicos do século XX.

Admirável Mundo Novo foi o primeiro deste recomeço e foi nota 9!!!! Excelente leitura, imperdível para os amantes de ficção científica, sociologia e literatura fantástica em geral.
(Tem vídeo lá no vlog também)


Depois segui para o belíssimo A Casa das Belas Adormecidas. Que livro! Que escrita! Que imagens que queria que perdurassem na memória...


No último vídeo lá do vlog falo da minha experiência de ler Kawabata. Mas farei uma resenha escrita decente em breve (espero!). Como ando muito envolvida com a literatura latina e a africana, creio que não consegui entrar tanto no livro, mas foi incrível mesmo assim.





E agora, depois de tantas experiências ricas de leitura, aconteceu uma coisa interessante comigo: pude distinguir mais claramente exatamente o que quero ler agora, o que preciso ler...

Como eu gosto de ler muitos gêneros e literaturas diferentes, fico perdida nos meus desejos com frequência.

Então, ter essa clareza do que quero ler é algo muito precioso, sabem?

E o que eu quero é continuar lendo os escritores africanos que conheci recentemente (Após um agosto literário fabuloso...), continuar lendo e conhecendo cada vez mais a literatura latinoamericana (incluindo os brasileiros que por vezes negligencio...) e procurar  encontros e desencontros nessas escritas. 

Chimamanda Adichie e Mia Couto: excelente início na literatura africana! SAUDADES de vocês! ; )


E vocês; o que me contam das suas experiências recentes de leituras? ; )



Beijos e ótimo final de semana!

5 comentários:

  1. Denise querida,
    Acabando meu TCC vou começar a conferir com calma seus posts com dicas literárias pois estou querendo muito comprar um livro. Aqui no Japão só chegam poucas coisas sabe, e só o que o "povão" gosta de comprar, acabo ficando sem muita opção.

    Uma leitura leve e de fácil acesso, qual vc recomendaria??? Gosto bastante de ficção, estou em busca de alguma coisa mais empolgante, uma história que a gente possa mergulhar mais e torcer pela personagem, rs, sei que parece vago né, rs levando em consideração que estou sem ler mesmo há mais de 2 anos. No máximo temos acesso a uns 300 títulos aqui, infelizmente, ai já viu né, rsrs!

    beijos e boa semana querida!

    ResponderExcluir
  2. Amanda,
    AMEI tanto seu comentário que farei um vídeo para te responder! ; )
    E vou pensar com carinho em opções legais querida!
    Beijos, ótimo te ter por aqui!

    ResponderExcluir

  3. Seu blog é lindo, muito fofo mesmo*0* parabéns!! Já estou te seguindo amada =))

    Convido voce e suas leitoras a conhecer meu blog

    toobege.blogspot.com

    Beijinhoooos ;**

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana,
    vou conhecer seu blog!
    Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dê!
    Tudo bem?
    Tem um programa na "SESC TV" chamado "Tetúlia" - tema: Tradutores que hoje o convidado é Eric Nepomuceno. Tradutor dos livros de Gabriel Garcia Marquez.
    "Link": http://www.sesctv.org.br/tema.cfm?id=21156&formato=42

    Vale a pena!
    Beijinhos**

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,