Devo confessar inicialmente que foi com um grande nó na garganta que terminei de ler Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres. Clarice, como sempre, me tocou lá naquele lugar recôndito da alma que por vezes insisto em deixar fechado para continuar vivendo; para não lidar com o fato de que ainda não sei o que quero. Claro está que sem recorrer a este lugar, eu também não existo como gostaria. Por tudo isso é que apenas hoje, quase 15 dias após terminar a leitura, venho escrever sobre o que senti ao ler este livro único.
E o que posso dizer é que em certos momentos minha vontade era conseguir verbalizar como a autora as minhas dúvidas mais profundas; em outros minha identificação com o texto e com Lóri era tal que eu queria fechar correndo o livro e me esconder de mim mesma e do mundo.
Sim, porque Uma Aprendizagem não nos apresenta apenas o drama de Lóri e sua relação com Ulisses; ele nos faz olhar para dentro de nós mesmos e fazer aquelas perguntas mais difíceis e indecifráveis: vivemos com toda nossa possibilidade, com todo nosso ser? Podemos ser felizes algum dia? O que é e como se realiza esta felicidade?
![]() |
Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres, pág 53. |
Clarice não dá respostas, mas faz as perguntas e mostra inquietações como ninguém. Neste momento da minha vida, essa foi a maior virtude da leitura de Uma aprendizagem: recolocar para mim mesma algumas das minhas questões essenciais como pessoa e poder dar voz à elas dentro de mim sem medo em demasia, sem fugas ou subterfúgios. Certamente é um livro que lerei mais vezes: uma única leitura é muito pouco. Clarice nos pede e nos dá muito mais.
Se você quer se permitir esse encontro com possíveis inquietações do seu íntimo, se você ainda não conhece Clarice ou se você quer lidar com todo o amor que tem dentro de você e não se permite realizar; leia Uma Aprendizagem ou o livro dos prazeres! Provavelmente você não conseguirá mais deixar de se fazer as perguntas necessárias, elas se tornam urgentes para seguir respirando... mas com toda certeza cada respiração sua será diferente: mais viva, mais dura, porém mais inteira do que antes.
_________________________________________________________________________________
Não posso deixar de finalizar este breve texto sem agradecer à grande amiga Juliana Gervason; quem me indicou este livro e que sempre me inspira pelo que é e por amar tanto a literatura. Obrigada, querida irmã!
E aqui alguns vídeos da Ju sobre Clarice: Enfim, Clarice, Mais Clarice e Tag Livros e emoções: Clarice. Recomendo todos!!!! ;)
*Este post é a minha primeira resenha para o Desafio Literário 2013. Minha lista de livros para o desafio aqui. :)