segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sete dias em River Falls de Alexis Aubenque

Quais os ingredientes de um bom romance policial?

Creio que eles variam para cada leitor, mas temos de reconhecer que o mistério (a tensão), o carisma dos personagens (especialmente os investigadores), a motivação para o crime (e com ela a exploração dos aspectos psicológicos do assassino ou das mazelas sociais) e o enredo são elementos que procuramos em livros deste gênero. Certo?

Pois Sete dias em River Falls é um exemplo de policial que me cativou do ponto de vista do desenvolvimento dos personagens (que são muitos!) e pela capacidade de manter a tensão.

Uma questão que eu já gostei logo de cara foi o fato do escritor limitar a trama aos sete dia do título (rs). Os dias vão passando, o enredo crescendo e a tensão se mantém; o que me levou a devorar o livro em um único dia para chegar a solução do caso! ;)

No primeiro dia, somos apresentados ao crime: o assassinato brutal de duas garotas que cursavam a Universidade local, e à movimentação em torno do fato em uma cidade relativamente pequena. O xerife de River Falls, Mike Logan, assume o caso com ajuda de membros da sua ex-equipe de trabalho em Seattle: o legista Nathan Blake e a psicóloga forense Jéssica Hurley. Ao mesmo tempo em que a dinâmica da investigação vai se desenvolvendo, acompanhamos a reação de Sarah Kent, estudante da universidade local, aos assassinatos e de toda sua "turma". Essa dinâmica dupla se desenrola até o final do livro: acompanhamos a investigação e as reações e vivências dos estudantes, bem como de outros personagens da cidade que vão aparecendo ao longo da trama.

Como falei no início, uma das coisas que mais me atrai em um policial é o desenvolvimento dos personagens - investigadores e esse também foi um aspecto que eu gostei na trama de Aubenque: Mike Logan é o policial que cansou da violência da cidade grande (Seattle) e fugiu de uma relação amorosa com Jéssica Hurley (sim, a psicóloga forense que vem para River Falls ajudá-lo!!!). Enquanto Hurley é racional e serena, Logan está visivelmente abalado desde a descoberta do crime: um serial killer em uma cidade pequena como RF é tudo o que ele não esperava quando se tornou sherife. Aos poucos vamos descobrindo que sua irritação passa também por memórias de um caso do seu passado em Seattle (não resolvido?) que envolve a agente Hurley... (ótimo gancho para o próximo livro da série! rs).

Outra coisa que Aubenque faz que chama a atenção é a capacidade de ir desenvolvendo o enredo sempre explorando aspectos distintos de acordo com o personagem envolvido. Alguns dos temas abordados: a relação da imprensa com casos de serial killers / violência, as diferentes estratégias de "sobrevivência" e relações amorosas no meio universitário, a ação da polícia (questionada de um ponto de vista ético), os estereótipos sociais e seu caráter nocivo para o estabelecimento de relações humanas.

Enfim, "Sete dias em River Falls" é um daqueles suspenses que vale a pena tanto como entretenimento, quanto como uma leitura que nos intriga por lançar várias questões relevantes sobre a forma como os crimes se relacionam com práticas impulsionadas pela estrutura social.

Falei das minhas impressões desta leitura também em vídeo: para ver é só clicar aqui!


Abraços!

*Ganhei esse livro de presente para conhecer o Selo Vertigo da Editora Autêntica. Agradeço pela atenção, Sabrina! 

4 comentários:

  1. Oi. Tudo bem? Vi que seu blog estava na lista dos novos parceiros da rocco, e vim conferir.

    Gostei. Estou seguindo. :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dê, fiquei curiosa mesmo com esse livro! Acho que esse selo novo vai ser super legal, temos que acompanhar de perto! rs

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,