quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Retrospectiva literária 2013

A linda da Lua fez uma Retrospectiva Literária que eu achei muito legal. Então vou aproveitar a ideia dela como se fosse uma tag e responder por aqui também. ;)

Os melhores livros (lidos) de 2013

Respondi em vídeo! E escolhi um montão, ahaha!  ;) 





Os piores

Fiquei feliz em ter dificuldade de encontrar resposta para esta categoria. A verdade é que praticamente só tive leituras excelentes, muito boas e boas em 2013! ;)

Mas vou citar uma que eu não curti, apesar de achar o livro bom e interessante em alguns aspectos: Garota Exemplar. Os personagens me irritaram demais, demais, DEMAIS... Ahaha!

O enredo é muito bom e alguma coisa do debate por traz da construção dos personagens também (apesar dos clichês), mas eu não consegui gostar... mesmo. Terminei de ler, pois é um livro que não dá para largar. Ou seja: li com raiva quase, rs.




 Clássicos do Ano

Os grandes clássicos do (meu) ano foram Anna Kariênina e Crime e castigo. Foi um ano de grandes russos e queria ter lido muitos livros mais do Tolstói e do Dostoievski: escritores apaixonantes e que entraram de vez para minha vida. O plano agora é ler ao menos um livro de cada um deles por ano. ;)

Mas eu li muitos livros que considero clássicos em 2013: Laranja Mecânica, A morte de Ivan Ilitch, As Meninas, Vidas Secas, Tenda dos Milagres, O último dia de um condenado, Na colonia Penal, Maus (clássico das graphic novels), Chamado Selvagem. Que venham mais em 2014!


Gostei (mas não era o momento certo)

Nessa categoria entram dois livros que abandonei a leitura temporariamente apesar de estar gostando; coisa que me dá um mau humos terrível (haha!).

O primeiro é Notre Dame de Paris do Victor Hugo. Creio que li uns 60% do livro e estava aproveitando muito a escrita e as descrições do VH. Parei, pois realmente não era o momento certo; estava com muito trabalho na época e demorava horrores para ler umas dez páginas... Aí acabei "brochando" e resolvi salvar este livro para um momento melhor.

O segundo foi a biografia do Dênis Moraes sobre o Graciliano Ramos e o motivo foi idêntico. (Mas tenho que confessar que acontece comigo uma espécie de "maldição da biografia", sabem como? Tenho ao menos umas três que li pela metade, mesmo gostando muito da leitura... acho isso estranhíssimo. É mais do que Murphy, gente, já é quase uma sina, rs rs).


Gostei, mas esperava mais

O sentido de um fim do Julian Barnes certamente entra na categoria de livros que eu não consegui me envolver, apesar de saber que o livro é bom... E foi bem interessante ver a diferença de perspectivas sobre este livro lá no fórum: teve gente que adorou e teve gente que odiou. Eu, neste caso, fiquei no meio do caminho: gostei, mas esperava muito mais.

Outra leitura que não atendeu bem às minhas expectativas (e que, coincidentemente, também foi debatido no fórum) foi o livro do Amado: Tenda dos Milagres. Eu esperava que ele me arrebatasse, que a leitura fosse extremamente prazerosa, que os personagens fossem carismáticos e interessantes, que o enredo me fizesse rir e refletir tanto como os outros romances de JA que eu tanto gosto. Mas a verdade é que eu achei o enredo interessante, mas não tão bem executado. Achei Pedro Archanjo um personagem fantástico, mas não os demais do livro. A temática é ótima e Amado faz uma crítica muito interessante, mas, como romance, não foi o 5 (excelente) que eu esperava.


Pensei que is ser 3 estrelas, foi 4

Virgens suicidas foi um livro que me surpreendeu muito, pois eu não esperava gostar tanto. Fico até com muita pena que ele não tenha entrado nas 10 melhores leituras do ano, pois realmente é um livro incrível!

Jeffrey Eugenides cria uma atmosfera única com a sua escrita que vai nos envolvendo e não conseguimos largar o livro! Logo no início somos apresentadas ao mistério que ronda as irmãs Lisbon e ficamos sabendo que todas as cinco irmãs se suicidaram em momentos distintos. O que poderia ser uma trama sobre um drama familiar é, na verdade, uma longa reflexão sobre a imagem que construímos dos outros e as pressões na adolescência e na vida "comunitária" em uma cidade (relativamente) pequena americana da década de 80/90... Uma das coisas mais envolventes é o "narrador coletivo" que é formado por um grupo de meninos (homens) que narra a história de como eram fascinados pelas meninas Lisbon e de sua tentativa de dar um sentido à atitude delas de desistir de viver. Recomendo muito a leitura especialmente a pessoas melancólicas (como eu).

E esse foi um dos raros casos em que achei a adaptação cinematográfica tão boa quanto o livro; feito raro conduzido por Sofia Coppola. Vale a pena a dobradinha! ;)

Outro livro que eu poderia citar como uma grande surpresa foi Mar Azul, da paloma Vidal. Um achado mesmo, gostei muito!

Pensei que ia ser 5 estrelas, foi 4

Nessa categoria eu citaria novamente Tenda dos Milagres; mas acho que minha expectativa com relação à este livro (tido pelo próprio Jorge Amado como o melhor dos que escreveu) acabou atrapalhando também.


11 comentários:

  1. Sério que "Garota Exemplar" não é tudo isso? Tô bem curiosa para ler antes de ver a adaptação do Fincher!
    E que coisa linda ver "Anna Karenina" na sua lista, é o livro da minha vida.
    E "As Virgens Suicidas" é um dos livros que mais amo, preciso reler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Michelle! Eu tive problemas com os personagens e com outras coisinhas que só posso falar depois da leitura, rs. Mas muita gente gostou…
      Também se tornou um dos livros da minha vida; AK é realmente incrível! ;)
      Também adorei o filme de Virgens suicidas, você viu?
      Beijos!

      Excluir
  2. Que legal você ter respondido, Dê!!! Adorei suas respostas! Acho tão bacana comparar alguns livros em comum que li com você e com outras pessoas e o quanto cada pessoa tem sua uma opinião diversa e o quanto depende também do momento da gente, dos problemas pelos quais estamos passando, sinto que tudo isso influencia nossas leituras. Beijão, linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o momento influencia também, Lua! Aproveitamos mais um determinado livro se o nosso espírito está aberto aquele tema, se a questão tem ressonância dentro de nós. Penso o mesmo que você, linda.
      Beijos! Amei sua tag! ;)

      Excluir
  3. Oi, Denise! :)

    Eu adorei o formato da retrospectiva da Lua, só não conseguir ler toda porque minha internet me odeia e não abre blogs do Wordpress quando quero *oh, droga* :|

    Queria ter relido As Meninas para o Fórum mas não consegui :(
    Esse é um dos meus livros preferidos :D

    Sou louca para ver e ler Virgens suicidas, mas ainda não tive a oportunidade :||

    Se você tem uma 'maldição da biografia', eu tenho a 'maldição do conto', até comecei o seu projeto de contos, mas li apenas dois e nunca mais li o livro que havia separado para participar U.U
    Não sei se são os livros que escolho que não me empolgam ou eu que não curto livros de contos - ler um ou outro, sim, mas um livro todo não consigo terminar - com exceção dos escritos pelo Poe, rs.

    Vou assistir seu vídeo sobre as melhores leituras quando minha internet colaborar, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maura, fiquei muito envolvida com As Meninas, que livro incrível! Também entrou para a lista dos meus preferidos. ;)
      Ah, entendo perfeitamente sua maldição do conto… eu confesso que também leio livros de contos inteiros quando são de suspense; mas contos dramáticos tenho mais dificuldade. Li um lindo que é o do Ondjaki (e se amanhã o medo). Esse eu recomendo! rs
      Beijos!
      PS: que coisa estranha essa de não conseguir ler o post todo no wordpress... Vc assina por email as atualizações? De repente assim facilita! ;)

      Excluir
  4. Uma segunda opinião bastante oposta ao garota exemplar! hmmm vai me instigar ainda mais a ler :)

    Que pena que não tenha curtido tanto o Tenda dos milagres D: Bem...o Jorge não pode acertar com todo mundo todas a vezes, rs

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ler o Garota Exemplar? Eu odiei mesmo, kkkk.
      Me conta depois!
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Denise! Sou o Francisco, gostei bastante do seu site e gostaria de saber se podemos conversar, a respeito de literatura e etc? Também tenho um site! Me escreva! multiversocontato@gmail.com

    Abraços

    Francisco

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei essa mesma ediçao do Notre Dame uns anos atras, mas aí eu li nessa critica os comentários do Balzac e do Goeth sobre o livro (como sempre umas flores ao comentar do que detestaram. ce conhece as criticas literarias deles? mais acidos que casca de limao rs): http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1806201122.htm

    acabei desistindo de ler porque quem sou eu pra nao confiar nas opinioes de Goeth e Balzac, mas sabe de uma coisa... seu post aqui no blog me cutucou a curiosidade.

    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha! Umas "flores" mesmo: nossa, mas eles arrasaram o VH! kkkk
      Eu vou voltar a ler o Notre-dame novamente com certeza: estava gostando muito!
      Abraços,

      Excluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,