domingo, 6 de abril de 2014

Quem sabe um dia de Lauren Grahan

Quem sabe um dia, o primeiro livro da atriz Lauren Graham (a nossa eterna Lorelai de Gilmore Girls! ;), é um livro leve e divertido.

Acompanhamos a trajetória de Franny Banks em Nova York no final do prazo de três anos que ela mesma se impôs para se tornar uma atriz em ascensão (na Broadway). Restam seis meses para lutar pelo grande desejo de sua vida, mas até agora ela conseguiu apenas fazer um comercial de casaco de Natal, trabalhar como garçonete e fazer um curso de teatro famoso. No mais, divide um apartamento no Brooklin com sua grande amiga Jane, que trabalha como assistente de produção em um filme, e Dan, que aspira ser roteirista de filmes de ficção científica. Tudo gira então em torno da indústria da TV e do cinema e do quanto é difícil batalhar por uma entrada neste mundo. Franny aposta suas fichas no curso de teatro que está fazendo e que termina com uma grande apresentação na qual comparecem recrutadores/ "olheiros" das grandes agências de atores de Nova York.

Como nas boas comédias românticas do cinema, os melhores momentos da trama se passam nas peripécias pelas quais Franny passa em sua caminhada e na convivência e nas conversas da personagem principal com seus colegas de apartamento. ;)

Franny tem 26 anos; perdeu a mãe quando era pequena e foi criada pelo pai, um professor de literatura que vive em outra cidade e quase só consegue conversar com a filha pelo telefone. Um dos pontos altos do livro para mim foi justamente a relação de Franny com seu pai e as conversas dos dois. Na maior parte das vezes o pai de Franny, não conseguindo falar com ela, deixa recados na secretária eletrônica; mensagens que, aliás, pautam a passagem do tempo e conferem uma boa dinâmica à história. Pena só que a autora não segura o ritmo (neste e em outros pontos) até o final.

A relação da personagem com a secretária eletrônica, aliás, foi uma das boas ideias de Lauren Grahan. O livro se passa em 1995 e Franny não tem um telefone celular; a secretária é seu meio de relacionamento com o mundo e, na maior parte do livro, o uso deste recurso confere dinamismo e graça ao enredo. Franny está sempre esperando um recado de alguém da mesma forma que parece estar esperando ser aprovada (empregada) por alguém como atriz, como mulher, como pessoa...

Apesar de ser o mote central, achei que a insegurança em relação à sua atuação não é tão bem  explorada no livro. Ao mesmo tempo em que acompanhamos vários momentos de descoberta da personagem de seu potencial como atriz, a autora explora a insegurança de Franny com relação ao seu corpo, sua beleza, seu cabelo… Embora estas questões sejam elaboradas também com relação à insegurança geral da personagem sobre si mesma de forma interessante em certas partes, achei que foi um pouco clichê demais e forçada a obsessão de Franny com dietas (confesso que implico com o excesso dessa temática...).
Minha impressão geral foi a de que o livro é divertido e interessante, mas ganharia muito se fosse mais enxuto em várias partes do enredo e também na construção da personagem.

Assim, ao mesmo tempo que gostei do início do desenvolvimento da personagem com as várias tiradas através da secretária eletrônica e das conversas de Franny com Dan, duas coisas me incomodaram mais do meio para o fim do livro. A primeira é que Franny não parecia ter 26 anos! Em vários momentos, senti como se ela fosse uma adolescente e como se houvesse um certo descompasso entre uma das características da personagem (a insistência em batalhar pelo que queria) e as demais… (Para mim a obsessão com o seu peso não "colou", sabem como?). Além disso, faltou sutileza a autora em alguns momentos: estendeu demais certas passagens e explicou muito para seu leitor outras ótimas ideias que teve (como a do nome da personagem dada por sua mãe que adorava Salinger).

Enfim, gostei do tom leve e divertido da leitura, especialmente no início e no finalzinho, e de alguns insights de Lauren Grahan, mas acho que o livro ganharia muito se a autora se afastasse de alguns clichês e tornasse mais dinâmico também o "miolo" da trama.


OBS: Ganhei "Quem sabe um dia" de cortesia da Editora Record no evento Piquenique da Galera Record. ;)

9 comentários:

  1. Oi, td bom?
    Acompanho bastante seu canal e "descobri" esse livro no vídeo que vc o mostrou. Fiquei super curiosa para ler, adoro a Lorelai *.* haha
    Não sabia nem que ela tinha pretensões de escrever e mesmo com as pequenas falhas que vc mencionou, quando tiver oportunidade, vou conferir!

    Beijão
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa,
      obrigada! Vou acompanhar seu blog também! ;)
      Eu também não sabia que a Lauren G. era escritora! Apesar dos problemas que vi, achei mesmo que valeu a pena a leitura e que ela tem ótimas sacadas. ;)
      Beijos!

      Excluir
  2. Esta é a primeira resenha que leio sobre o livro. Tenho saudade da época da secretária eletrônica...rs
    Como boa fã de Gilmore Girls, quero conferir a estreia da Lauren como escritora.
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha secretária eletrônica e adorava ouvir os recados, Michelle! rs
      Ah, tem que ler sim. A Gaby fez uma resenha em vídeo e gostou muito do livro.
      Beijos!

      Excluir
  3. Adoro a personagem da Lorelai e, como a Michelle, também fiquei curiosa por ler essa sua estréia!
    Adorei a sua resenha, De!!

    Xerinhos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paty!
      Eu também adorava a Lorelai... já a Rory eu achava uma chatinha, ahahaha!
      beijos!

      Excluir
  4. Como fã da série, fiquei super curiosa pra ler! Mas temi, quando soube, que tivesse problemas, rs.
    Menina, comecei a ler o Middlesex cheia de estranhamento e agora estou adorando! Li dois terços e espero que ele não perca o fôlego! Muito obrigada, mais uma vez, pelo presentinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, estou doida para ler o Middlesex também!!!
      Beijo, linda!

      Excluir
  5. Nossa, que interessante ler a atriz Lauren Grahan escrevendo. Eu gostava muito da personagem dela em Gilmore Girls, você acha que o livro vale a pena ser lido por quem gostava da personagem dela em Gilmore Girls?
    Desejo que tenha ótimas leituras!
    Beijo,
    Jéssica, d´O Feminino dos Livros (ofemininodoslivros.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,