terça-feira, 13 de julho de 2010

Balada CULTURAL em Buenos!

Buenos Aires é uma cidade com uma vida cultural agitada e apresenta opções para todos os gostos.

Mais uma vez, seguem dicas do que estou planejando fazer por lá agora em julho! :)


Teatro Colón


Ir ao Colón é praticamente uma "questão de honra" para mim! É que eu fui a Buenos Aires pela primeira vez em janeiro de 2003 (mês e ano em que o teatro fechou para reformas!), depois eu fui em 2007 e continuava fechado... E eu gosto muito de Ópera, então queria conhecer o tão famoso teatro e, quem sabe, ver uma apresentação.. Além disso, só a arquitetura e decoração interna do Teatro é belíssima.

Agora o Colón reabriu e poderei conhecer! Yey! (Vejam a foto acima do dia da reabertura: de arrepiar!).
"Nem tudo são flores" e na semana em que vou não há apresentação de Ópera, nem Balé... Mas haverá um solo de piano e eu e a Ju já compramos os ingressos!!!!! É a vida, vai ser emocionante mesmo assim. Eu gosto solos de piano. O último que vi foi o Nelson Freire no Municipal do Rio há uns três anos atrás...

Para quem se interessar e for em qualquer época do ano, a programação no site do Colón aqui. Para comprar os ingressos basta ter cartão internacional. Tudo no mesmo site. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria até uma hora antes do espetáculo. Outra opção interessante para conhecer o Teatro são as visitas guiadas nas quais é possível também conhecer a história; informações no site.

Outros Teatros

Buenos Aires é engraçada pois concentra um número enorme de algumas lojas ou serviços em uma rua. Daí a rua se torna algo como uma especialista em: teatros, livrarias, lojas, kkkk. Eu acho isso muito pitoresco.

Pois bem, a Avenida Corrientes no centro é a rua dos teatros, mas também das livrarias: essa aí tem duas especialidades! rs. Da última vez que eu fui fiquei louca para escolher uma peça, pois a oferta realmente é farta gente! No fim fui a uma que gostei muito, mas o teatro não era dos maiores.

Vejam aqui informações de vários teatros com links para ver programação completa, horários, endereços e preços.

Eu acho que vou ver esta peça aqui, pois é do mesmo escritor de "O Segredo dos seus Olhos", filme argentino que ganhou o oscar e eu gostei muito! (Estou preparando post sobre ele, ok?).



Gallery Nights

Essa dica foi a Ju Calvelo que me mostrou e eu achei o máximo!!!! (Saiu em um caderno Boa Viagem  do Globo recentemente)
É um tour noturno por várias galerias de arte que acontece uma noite por mês em cada bairro da cidade (a última sexta feira de cada mês para ser precisa). Achei fantástica essa idéia!!!!
Os organizadores disponibilizam um ônibus que transporta os participantes de uma galeria a outra quando necessário, champanhe gratuito em algumas galerias (Uhu!) e também palestras. Informações aqui; achei uma ótima pedida e a edição de julho é justamente na sexta em que estarei lá e será no Circuito Retiro - Recoleta. Eu e a Ju vamos com certeza e depois conto aqui.


Museus

MALBA - O Malba foi o museu que mais gostei de Buenos. Só o visual e a arquitetura dele já são um show à parte. Além disso, há sempre uma mostra interessante de arte latinoamericana; além de filmes e outras atividades. vale muito a visita. Atenção na hora de programar, pois ele fecha às terças. Entrada 20 pesos. Horários, informações sobre as mostras, filmes e palestras: aqui.

MNBA - Museu Nacional de Belas Artes da Argentina - Esse eu fui e também acho que vale a pena. É bem grande, então duas horas é o tempo mínimo para ver com alguma tranquilidade na minha opinião. O melhor é agendar a visita ao Museu e ficar por ali na Recoleta, onde também está o Cemitério da Recoleta que tem o túmulo da Evita Perón, a praça que é um charme com seus cafés e restaurantes, o shopping Abasto. Enfim muitos passeios legais. O MNBA fecha as segundas e está aberto nos outros dias da semana apenas à tarde. Mais informações: aqui.

Parques

Buenos Aires é cheia de parques interessantes, a maior parte concentrada em Palermo e arredores.
Uma das razões pelas quais escolhi este bairro para minha estadia é justamente poder aproveitar para fazer passeios matinais nestes parques lindos!! PRECISO respirar toda a inspiração bucólica que vem da natureza que tanto amo e me sinto distante no momento.

Os que mais quero visitar são:
Rosedal de Palermo - Fica no Parque 3 de Febrero e parece um lugar lindo. Mais informações inclusive sobre como montar os circuitos de passeio pelos parques de palermo: aqui.
Jardim Japonês - mais informações aqui.

TANGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bom, como falar de atrações culturais de BA e não falar do Tango???
Eu já fui em shows de tango do estilo espetáculos mesmo (Como o famoso Señor Tango). Dessa vez quero ver ao menos duas apresentações no café Tortoni: menos "show" e mais música.
Outra coisa interessante é que vários lugares lá tem aulas de Tango express de 1 ou 2h para quem se animar a dançar a noite toda!
Para mim, a atmosfera do Tango é o que conta. O conjunto música, dança e figurinos tem uma força impressionante e, ao mesmo tempo, melancólica que gosto muito!

Para inspirar vocês no dia de hoje deixo aqui alguns tangos que adoro!

Primeiro, toda a emoção do Tango ao estilo Piazzola:



E agora uma versão em inglês (É o tema do tango de Roxanne do filme Moulin Rouge!). Achei essa apresentação de violinos FANTÁSTICA!



Por último, o tango revisitado do grupo Bajofondo. Batida eletrônica e tango combinam?
Ouçam vocês mesmas: eu adoro, para bailar!




E aqui o Bajofondo com a cantora mexicana Julieta Venegas - a mesma música do anterior só que agora com letra!! (porque me empolguei gente! kkk)



Fora isso tem as livrarias maravilhosas, a arquitetura tão interessante em vários pontos da cidade, Puerto Madero.... Enfim, o post não terminaria nunca!!!! Buenos Aires é realmente uma ótima pedida também em termos culturais!

Bjs e ótimo dia!


Fonte das Imagens: Sites Gallery Nights e Mi Buenos Aires Querido.

3 comentários:

  1. Denise, amei os vídeos! Não conhecia nenhum deles, fiquei até com vontade de ver escutar um tango lá!

    Muito boas as dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca para conhecer Buenos Aires! Adorei seu post! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Dáfni,
    não deixe de ir a um Tango se puder! Vale muito a pena!
    Esqueci de falar no post, mas tem também a Casa de Gardel que dizem que tem tango muito bom: dança e música.
    Bjs

    Lyra,
    obrigada querida! Buenos Aires é linda, vc vai amar.
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,