segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Um grande escritor - (Meme Literário Dias 11 e 12)


Depois do feriado mais que merecido, vamos tirar o atraso do Meme? ; )



11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? 
Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?





Essa pergunta está muito, muito difícil. Inclusive são duas perguntas e não uma!; ). E como eu já estou devendo umas cinco do meme, piora tudo, haha!

Vou responder o que me cativa em um grande escritor: sinceridade, leveza e originalidade.

Sinceridade - Construir personagens críveis (que me fazem viver suas aventuras e desventuras) é algo que eu admiro demais em um escritor! De certa maneira, isso é ser sincero com as suas ideias originais e sonhos; e ser capaz de transformá-los em palavra!

Leveza - Escrever com leveza; transformar palavras em imagens, poesias, sentimentos, cores e muito mais!!! Esta é a verdadeira "arma" do grande escritor!

Originalidade - Ok; aqui falta uma palavra melhor... Estou usando o "ser original" no sentido de trazer algo novo para a vida do leitor, de abrir uma porta, uma janela ou mesmo um minúsculo buraco na nossa mente e nos fazer pensar...




12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? 

Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.


Depende. Ultimamente tenho me animado muito com livros que combinam as duas formas.
Só acho que narrativa em primeira pessoa tem que ser MUITO bem feita! ; )


Beijos!


*Este post é uma resposta ao Meme Literário de um mês proposto pela Tábata do blog Happy batatinha (mais informações no link).

7 comentários:

  1. Dica de quem mistura as duas formas (1ª e 3ª pessoas) muito bem: Lídia Jorge. Indico DEMAIS "A costa dos murmúrios", mas o conto "Marido" é um bom começo. :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Denise, sei não tem a ver com o post, mas vocês foram as responsáveis pelo meu louco desejo de conhecer o Agualusa, você e a Jú e não sei vocês estão sabendo, mas ele vai estar na FLICA no dia 20/10. Lembrei muito de vocês quando vi a programação da Festa. Fiz um post em meu blog falando mais sobre a FLICA e citei até vc e a Jú, seu quiser ver, esse é o link http://redequinha.blogspot.com.br/2012/10/flica-2012-festa-literaria.html

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala com a Jú, deixei recado no Twitter dela mas parece que ela não entra muito! rsrs Você tem Twitter? Não consegui achar! BJ

    ResponderExcluir
  4. A pergunta sobre um bom autor é realmente difícil de ser respondida, mas a leveza é indispensável, sem dúvidas!

    E concordo que livros em primeira pessoa precisam ser muito bem narrados, acho que não é em qualquer história que esse tipo de narrativa se encaixa muito bem =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, obrigada! Não conheço a escritora, mas vou procurar depois dessa dica maravilhosa!
    Os que eu li ultimamente com essa característica e gostei: História do Amor de N. Krauss, Meio Sol Amarelo da Chimamanda e o do Benedetti que acabei de ler hj!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Renata,
    morri com Agualusa e Mia Couto no Brasil na mesma época! Que maravilha; pena só não poder ir dessa vez!
    Obrigada!
    Já avisei a Ju, querida, Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Letícia,
    pois é narrar em primeira pessoa é mais difícil, acho.
    Por isso que admiro o mestre Gabo que, no livro A Revoada, usa três vozes em primeira pessoa e o faz magistralmente! Esqueci de falar no post, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo(a),
responderei seu comentário aqui mesmo.
Abraços,